Você sabia que, para a Ciência, dizer que seu pet é seu filho de quatro patas não está errado?
Os cães se conectam com os humanos através do olhar, assim como os bebês fazem com seus pais, especialmente suas mães.
Essa é a conclusão de um estudo publicado na revista Science, que mostra que o hormônio ocitocina, relacionado ao amor materno, à confiança e ao altruísmo, é liberado tanto nos cães quanto nos humanos quando eles se olham nos olhos.
Os pesquisadores, liderados por Takefumi Kikusui, especialista em comportamento animal da Azabu University no Japão, queriam entender como os cães se tornaram tão amigos dos humanos ao longo da evolução.
O trabalho consistiu em criar um ambiente controlado onde tutores de cães pudessem interagir normalmente com os pets. O mesmo ambiente foi criado para tutores de lobos interagirem com os animais.
Após 30 minutos de interação, eles descobriram que os cães e os tutores que se olharam nos olhos por muito tempo tiveram um aumento significativo de ocitocina. Já os lobos e os tutores que não se olharam nos olhos não tiveram esse efeito. Isso porque os lobos veem o olhar fixo como uma ameaça, enquanto os cães veem como uma forma de afeto.
Os pesquisadores também deram ocitocina para os cães antes de interagirem com seus tutores.
Eles notaram que as fêmeas ficaram mais receptivas ao olhar dos tutores e tiveram mais ocitocina, mas os machos não mostraram diferença. Isso pode ser porque a ocitocina tem um papel importante na reprodução das fêmeas, ajudando na gravidez e na amamentação.
O estudo mostra que o olhar entre os cães e os humanos é parecido com o olhar entre as mães e os filhos, gerando uma conexão química de amor.
O estudo também explica porque os humanos se sentem tão próximos dos cães, e como os cães se diferenciam dos lobos pela capacidade de se comunicar com os humanos.