Quem ama seu animalzinho, sempre cuida dele com os maiores cuidados, seja nas brincadeiras, na alimentação, na hidratação constante ou na vacinação. Mas, além desses cuidados, existe a vermifugação, ou seja, a administração de remédios em períodos específicos da vida do pet, principalmente quando filhotes, para eliminar os vermes e parasitas.
Todo animalzinho está sujeito a contrair vermes, principalmente cães e gatos, mas pode acometer também coelhos e roedores. A vermifugação combate os parasitas intestinais que contaminam os animais tanto por via oral quanto pelo contato direto da pele com ovos e larvas, pelas picadas das pulgas ou moscas, ou até através de água não filtrada e fezes que são deixadas nas vias públicas ou no meio ambiente.
Um dos principais problemas dos vermes é, também, para tutores que viajam para a praia e levam seu cão. O “verme do coração” como é conhecido, pode ser transmitido através da picada do mosquito que gera o parasita Dirofilaria immitis e permite que o verme entre pela corrente sanguínea e se aloje no pulmão, local propício para o desenvolvimento do verme. Este verme, pode atingir o coração, levando o animal a óbito.
Sintomas x necessidade de vermifugação
Um dos primeiros sintomas que o tutor deve prestar atenção é quando o pet esfrega frequentemente o bumbum no chão, indicando algum desconforto e também podem ocorrer diarréia e vômito nos pets. Outra dica é observar a barriga, principalmente nos filhotes (que pode adquirir o verme de sua mãe), e se estiver bem redonda e endurecida, é sinal de vermes. Fiquem de olho, nem todos os vermes e ovos são eliminados nas fezes.
Sobre a vermifugação, siga o indicado pelo médico veterinário do seu pet. Geralmente eles indicam ministrar em cães e gatos desde filhote. Nos cães, a primeira dose é aplicada entre os 15 e 30 dias de vida e a segunda aos 4, 5 e 6 meses, sendo também recomendado medicar a cadela 10 dias antes de parir e quando estiver amamentando para que não transmita os vermes aos filhotes. Já nos gatos, a aplicação deve ser iniciada apenas aos 30 dias de vida.
Como dica final, também medique seus pets antes e depois de viajar para a praia, mas, ofereça água fresca sempre, use protetor solar e também passe repelente no seu animalzinho.
Clique nas fotos
para ampliar ou
ver mais aqui