< Voltar

Verão: cuidados com o passeio do seu cão

Passear com o cão é um hábito saudável para você e para ele, mas apesar de prazeroso, deve ser feito com alguns cuidados especiais, principalmente no verão, época em que as temperaturas estão mais elevadas.

O principal problema de passear com os cães em horários em que o sol está a pino e a temperatura muito elevada, é porque os cães não conseguem perder calor através do suor, pois possuem muitos pelos, sendo mais difícil especialmente para animais com pelos longos e escuros. Como dissemos, o cão não sua como os humanos, mas sim através do ato de arfar, momento em que pingam secreções do focinho e da língua deles promovendo a hidratação das mucosas, ele pode até parecer estar ofegante, mas é normal. Mas, se perceber que está muito ofegante, faça uma pausa com ele em uma sombra e dê um pouco de água, molhe as patas, a cabeça e um pouco nas costas e no peito.

Os principais cuidados para os passeios dos cães no verão

Normalmente recomenda-se o horário das 10h00 ou 16h00 para o passeio com os cães, mas com o horário de verão em vigor na maior parte dos estados brasileiros, prefira sair mais cedo ou mais tarde que essas horas sugeridas, evite lugares muito longe e principalmente, teste a temperatura do chão. Uma dica útil é usar a sua própria mão, se estiver muito quente para você, também estará para ele. O perigo do chão quente é queimar as patas e provocar bolhas.

A hidratação é um outro aliado e dar para ele água fresca é o ideal, mas evite também dar muita água logo em seguida do passeio ou da corrida dele, pois pode causar um efeito reverso no estômago do seu pet.

A velocidade no andar com o animal também deve ser regulada, com filhotes e animais mais velhos, prefira ir em um ritmo mais tranquilo e lembre-se que pode colocar neles, bonés próprios para enfrentar o sol, passar filtro ou loção solar nos pelos, usar uma coleira mais confortável e evite apertar muito, deixando que o passeio seja tranquilo.

Cuidado também ao levá-lo para um passeio de carro, ligue o ar condicionado, veja a altura da janela e não o deixe sozinho com o carro desligado.

Por fim, evite deixá-lo em locais de muito sol no seu quintal, deixe que ele brinque na água ou piscina, mas evite banhos com sabão ou shampoo mais do que uma vez por semana e seque sempre a pelagem dele, pois podem criar fungos.

Desejamos que aproveitem bem o verão com seu pet, sempre com muito amor e cautela. E se precisarem de algum medicamento prescrito pelo veterinário, uma de nossas unidades está pertinho para lhe atender.

 

 

Compartilhar

Veja Também