Os animaizinhos trazem muita alegria para os nossos lares, mas a gente sempre frisa aqui a importância de ser um tutor responsável, principalmente com a saúde deles, já que eles não falam e não avisam quando algo está errado.
A maioria dos filhotes de mães sadias e vacinadas, já possui anticorpos maternos suficientes para protegê-los nas primeiras semanas de vida, mas é preciso imunizar adequadamente os filhotes. Venha saber mais.
A vacinação em cães e gatos
É recomendado que as vacinas sejam feitas somente por profissionais da saúde animal. A imunização dos filhotes de cães e gatos deve começar cedo, geralmente a do cachorro começa aos 30 dias de vida com o uso do vermífugo, depois por volta dos 40 dias com a aplicação da primeira dose de v8 ou v10 e antipulgas, depois somente aos 60 dias com a vacina contra a tosse e em torno dos 120 dias, a vacina antirrábica.
É importante se atentar e esse calendário de vacinação (confira na galeria) pois há a repetição da dose de algumas delas.
As vacinas que devem constar no calendário de vacinação do seu cachorro são:
Vacinas essenciais para gatos
Segundo o portal Perito Animal as imunizações mais comuns para gatos são:
Cada uma dessas vacinas deverá ter uma dose repetida anualmente.
Apesar dessas informações, existem situações como a cidade onde mora, imunidade do animal, epidemias, que exigem outras vacinas, ou reforço delas, e devem sempre ser prescritas e ministradas pelo veterinário de confiança.
Cuide sempre da saúde do seu animalzinho. Vacinar é um ato de amor.
Clique nas fotos
para ampliar ou
ver mais aqui