< Voltar

Tudo que você precisa saber sobre medicamentos manipulados e medicamentos comerciais

Quando o assunto é saúde não se pode brincar. Quase sempre que levamos nosso pet ao médico veterinário saímos com uma receita de um medicamento para comprar. Mas se essa receita for de um medicamento manipulado, o que fazer? Será que os manipulados são tão eficazes e confiáveis quanto os medicamentos comerciais?

Hoje existem duas realidades na fabricação de medicamentos: a grande indústria com seus produtos e capacidade de pesquisa e desenvolvimento de novos medicamentos, e as farmácias magistrais (ou de manipulação). Ambas têm como objetivo fornecer medicamentos que atendam às nossas necessidades, contribuindo para o bem-estar de nossos pets e atendendo a rigorosos controles de segurança.

O fato é que muitas pessoas ainda se sentem inseguras com o tratamento de doenças utilizando medicamentos manipulados. Se a prescrição do medicamento foi feita por um profissional habilitado, pode ficar tranquilo, pois os manipulados são tão eficazes quanto os industrializados.

A principal diferença dos manipulados para os industrializados, é a forma de fabricação e o controle de qualidade dos dois segmentos que não podem ser comparados devido às escalas de produção. Os medicamentos industrializados, são produzidos nas indústrias em grande escala, através de maquinários e fórmulas fechadas, levando em consideração a sua dosagem ou concentração que são padronizadas, de modo a serem utilizados por um grande número de pacientes.

Já o manipulado é feito de forma mais artesanal, pois o medicamento é manipulado de acordo com a necessidade do paciente. Desta forma, o paciente passa automaticamente a receber uma atenção diferenciada, pois seu medicamento será único, produzido na dose e na quantidade necessária para o tratamento. 

Os benefícios dos medicamentos manipulados são os mesmos dos industrializados, é a mesma substância ativa. Algumas pessoas fazem uma confusão e possuem um conceito errado, acreditando que o manipulado tem menor qualidade ou que os medicamentos manipulados só tratam de produtos naturais, não é necessariamente isso.

Em suma, a farmácia magistral (farmácia de manipulação) e a indústria farmacêutica possuem sim algumas diferenças, mas ambas primam pela qualidade e segurança a fim de atender melhor o consumidor final. 

MAS QUAIS AS VANTAGENS QUE O CONSUMIDOR TEM EM OPTAR POR PRODUTOS MANIPULADOS?

Diferentes formas terapêuticas

Os medicamentos manipulados têm o diferencial de possibilitar que os tutores, em conjunto com o Médico Veterinário, optem pela forma farmacêutica mais indicada para cada animal/situação. Esse benefício faz com que o tutor possa optar por fórmulas orais, em géis, biscoitos, entre outras, o que traz facilidade de administração, e, em algumas situações pode ajudar a reduzir efeitos colaterais – como no caso da formulação tópica de um medicamento normalmente de uso oral, por exemplo.

Combinação de fármacos

Animais que possuem mais de uma enfermidade podem ter que tomar diversos comprimidos ao dia. Para um tutor que tenha dificuldade em administrar comprimidos ou que trabalhe fora, ou não disponha de tempo livre para medicar o seu pet, o medicamento manipulado pode ser a melhor opção. Medicamentos manipulados permitem que mais de um princípio ativo seja incluído dentro da mesma forma farmacêutica, o que reduz o número de administrações e confere enorme praticidade ao tratamento.

Medicamento indisponível

Você provavelmente já passou pela situação em que um médico veterinário prescreveu um medicamento e ao chegar na farmácia o vendedor te informou que esse medicamento não estava mais disponível no mercado. Isso pode ser evitado se a sua prescrição for para um medicamento manipulado. 

Sabores

Este tópico é especialmente interessante para os nossos peludos. Isso porque quem tem animais de estimação sabe do trabalho para dar remédio para eles. Uma das vantagens da manipulação de medicamentos, é que podemos introduzir diferentes sabores da preferência do seu pet, para facilitar ainda mais a administração e fazer com que a palatabilidade e o odor se torne um fator de interesse para eles.

Eliminação de problemas com o excipiente

Muitos animais apresentam alergias aos componentes do medicamento, que são o que chamamos de excipientes. Os excipientes são substâncias inativas usadas como veículos dos medicamentos que fazem parte da formulação dos medicamentos. A manipulação permite ao Médico Veterinário a escolha de outros excipientes, evitando aqueles aos quais o animal é alérgico.

Medicamentos personalizados

A manipulação de medicamentos permite que o médico veterinário prescrever a dosagem correta para o peso daquele paciente, e possibilita que a fórmula possua a quantidade adequada de princípio ativo para garantir a eficácia e ação desejada durante todo o tempo de duração do tratamento.

Economia no tratamento

As diferenças entre esses medicamentos não param por aí. Os manipulados geralmente possuem preços mais acessíveis, chegando a ser 40 a 50 % mais baratos do que os industrializados, apresentando a mesma qualidade e eficiência. 

IDENTIFICANDO UMA FARMÁCIA DE MANIPULAÇÃO DE BOA QUALIDADE

Para que uma farmácia de manipulação funcione legalmente, o estabelecimento precisa seguir a exigência de diversos órgãos fiscalizadores, dentre eles, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Conselho Regional de Farmácia (CRF), Polícia Civil, Polícia Federal, Corpo de Bombeiros, Inmetro e Alvará de Funcionamento da Prefeitura. 

O MAPA, subsidiado pela Coordenação de Produtos Veterinários (CPV), verifica a qualidade na produção dos produtos veterinários antes que os mesmos sejam comercializados. Isso significa que atendemos todos os requerimentos oficiais de qualidade, segurança e procedência, e que nossos produtos passaram por rígidos controles de eficácia.

Algumas dicas são essenciais para a identificação de um estabelecimento que preza pela garantia e qualidade de seus produtos, tais como: verificar se o estabelecimento possui os todos os documentos acima expostos aos clientes e dentro do prazo de validade; observar se a farmácia oferece assistência e a presença de um farmacêutico, pois ele é o profissional habilitado a dar orientação correta sobre seu medicamento; a higiene do estabelecimento e de seus funcionários; e analisar a pontualidade na entrega do medicamento/produto.

Procure sempre se informar dos certificados da farmácia magistral de sua confiança e de sua conformidade com as exigências legais do MAPA e da ANVISA. Isso é uma forma de você constatar a idoneidade destes estabelecimentos.

COMO EU SEI QUE MINHA RECEITA SERÁ MANIPULADA COM PRODUTOS DE QUALIDADE?

Infelizmente muitas pessoas hoje em dia ainda acreditam que medicamentos manipulados não são tão eficientes quando comparados a medicamentos industrializados. Isso se deve ao fato de ainda acreditarem em uma suposta ausência de um controle de qualidade rigoroso de matérias-primas, no processo de produção e nos produtos acabados. O que as pessoas não sabem é que Farmácias de Manipulação são fiscalizadas pelo MAPA e pela ANVISA, o que faz desses estabelecimentos locais totalmente seguros e confiáveis.

Para saber onde encontrar um produto manipulado de boa qualidade, é importante saber a procedência dos princípios ativos utilizados por aquele estabelecimento para aviar a sua prescrição. 

Para qualificarmos nossos fornecedores, todos passam por rigorosos processos de pré-qualificação e de qualificação. Na pré-qualificação fazemos a análise documental avaliando se possuem todos os documentos dos órgãos fiscalizadores dentro do prazo de validade e se possuem todas as licenças necessárias.

Já na qualificação, fazemos o controle de qualidade dos insumos periodicamente, conforme um cronograma de qualidade pré-estabelecido. Para este controle de qualidade, a Animalia Farma faz um contrato com uma empresa terceirizada, regulamentada pela ANVISA, para tal finalidade. Enviamos amostras mensalmente para garantir a integridade físico-química dos insumos que adquirimos.

Após a empresa ser aprovada na distribuição dos insumos para nossa rede, passamos a adquirir os insumos destas. Mas a análise da qualidade não termina aí. Nossa rede tem o cuidado de seguir todas as etapas regulamentadas pelo MAPA Instrução Normativa 11/2005 de 10/06/2005.

“5.5. O estabelecimento que manipula produto deve estar devidamente equipado e com os procedimentos estabelecidos e escritos para realizar, em amostras estatísticas das preparações do estoque mínimo de medicamentos, por produto, os itens abaixo relacionados, quando aplicáveis, mantendo os registros dos resultados:

  1. a) caracteres organolépticos;
  2. b) pH;
  3. c) peso médio;
  4. d) friabilidade;
  5. e) dureza;
  6. f) desintegração;
  7. g) grau ou teor alcoólico;
  8. h) densidade;
  9. i) volume;
  10. j) viscosidade;
  11. k) teor de princípio ativo; e
  12. l) pureza microbiológica.

5.1.1. O estabelecimento que manipula produto deve dispor de laboratório de controle de qualidade capacitado para realização de controle em processo e análise da preparação (referidos nas letras do item 5.5).”.

A partir do exposto acima, tanto a  farmácia magistral quanto a indústria farmacêutica devem realizar controle de qualidade tanto dos insumos, quanto dos produtos em processo e acabados, visto que as normas são federais.

Para garantir a qualidade de nossos produtos e serviços, a Animalia Farma homologa um laboratório terceirizado habilitado REBLAS n 231 ANVISA e, que, também, possui parceria com laboratórios acreditados ISO 17025 pela INMETRO para oferecer amplo escopo analítico e de controle de qualidade.

Além da qualidade dos insumos, a farmácia de manipulação deve seguir normas federais para a manipulação de medicamentos, com diversas salas dotadas de sistema de exaustão capaz de reter as partículas do meio ambiente, evitando, desta forma, a contaminação do ambiente, do manipulador e do produto. Seguimos o Decreto 5.053, de 22 de abril de 2004. Além do sistema de exaustão altamente qualificado, para a manipulação de cefalosporínicos, citostáticos, hormônios, penicilânicos e pesticidas de uso veterinário, é obrigatória a existência de instalações separadas, dotadas de sistemas de ar independente, para a fabricação de cada um. Desta forma, além das salas serem separadas, com sistema de exaustão próprio, as vidrarias e equipamentos são exclusivos destas salas evitando, assim, a contaminação cruzada entre fórmulas.

Acompanhe abaixo todos os procedimentos padrões que são feitos com nossos produtos para que ele chegue ao consumidor com segurança e qualidade:

Cuidados especiais que são SEMPRE tomados:

  1. Assepsia das embalagens que contém o insumo;
  2. Identificação das embalagens como “Quarentena”. Desta forma, o insumo não pode ser usado até que seja liberado pelo responsável pela qualidade;
  3. Envio das embalagens limpas para o laboratório de controle de qualidade no armário de “Quarentena”;
  4. Paramentação do colaborador responsável pelo controle de qualidade;
  5. Análise físico-química do insumo;
  6. Separação do insumo para análise físico-química e microbiológica realizada por laboratório terceirizado (obedecendo cronograma);
  7. Fracionamento do insumo;
  8. Identificação do insumo como “Aprovado”;
  9. Limpeza das bancadas entre o controle de qualidade de cada insumo;
  10. Armazenamento do insumo no almoxarifado em ordem alfabética obedecendo às etapas de first infirst out;
  11. Manipulação do produto prescrito pelo médico veterinário;
  12. Controle de qualidade do produto manipulado;
  13. Dispensação para o cliente.

O produto manipulado passa por várias etapas no processo, desde o recebimento do insumo até a entrega do produto ao seu cliente, e não é tudo igual. Depende da farmácia. Atualmente, temos uma gama imensa de farmácias no mercado. Por isso, o consumidor deve sempre procurar o estabelecimento que responda pela qualidade dos produtos que estão sendo comercializados.

Resumindo: tanto o tutor como o Médico Veterinário podem confiar 100% na Qualidade, Segurança e Eficácia dos medicamentos manipulados com os princípios ativos da Animalia Farma. Caso tenha dúvidas, procure desenvolver uma relação próxima e de confiança com uma farmácia parceira, se informando sobre a procedência dos princípios ativos e matérias-primas que serão usadas nas receitas que o veterinário prescreve. Assim com certeza você estará garantindo que seus clientes e pacientes recebam medicamentos seguros e eficazes.

Nosso compromisso é colocar ao seu alcance medicamentos eficazes e seguros, com todas as vantagens que só um medicamento manipulado por oferecer.

Compartilhar

Veja Também