< Voltar

Todo final de ano é a mesma história: O que fazer com o pet que tem medo de fogos?

Pois saiba que esse é um problema muito comum, e que se torna ainda mais recorrente durante as festas de fim de ano, época em que a utilização desse tipo de explosivo já é vista como uma tradição nos quatro cantos do mundo.

Embora a utilização de fogos de artifício que não emitem sons já esteja em discussão e até seja lei em alguns municípios ao redor do globo, a realidade é que a maioria dos lugares ainda utiliza aqueles que fazem um grande barulho.

O ouvido dos animais, como gatos e cachorros é mais sensível que o ouvido humano, por isso o estourar dos fogos, apesar de ser lindo, traz dor, desconforto e pânico aos animais. E, se eles estiverem sozinhos ou amarrados, o pior até pode acontecer. Os cães e gatos acostumados com agitação, passeios e exercícios físicos costumam sentir menos medo dos fogos, mas também são sensíveis a ele.

Felizmente, existem algumas atitudes que podemos tomar para proteger os nossos amigos desse problema e tornar o período de festas mais tranquilo para eles e para seus tutores.

Neste blog falaremos um pouco sobre diversas maneiras de acalmar seu pet e passar tranquilamente pelas festas de final de Ano.
O que devemos fazer para deixar o animal mais seguro na época dos fogos:

  •  Não deixar o animal sozinho em casa na hora dos fogos, caso isso não seja possível, deixe as portas e janelas bem fechadas e retire qualquer objeto potencialmente perigoso;
  • Coloque identificação no seu bichinho, é muito comum nesta época um aumento no número de fugas;
  • Colocar algodão nos ouvidos do bichinho ou comprar protetores de ouvidos que são vendidos em lojas especializadas pode ajudar a diminuir o barulho;
  • Uma das formas de ajudar o cão a relaxar em momentos estressantes, é mudando o foco para algo que ele goste muito. No caso pode ser sua comida favorita ou até mesmo uma brincadeira como forma de distração;
  • Se for viajar, deixar o animal com alguém em quem ele tenha confiança;
  • Usar a terapia floral para diminuir a reação de medo dos pets ao barulho dos fogos.

Tratando o medo de fogos de artifícios do pet com florais

O floral não é remédio, pois não cura o físico, mas se propõe a curar o emocional.

A principal função do uso de florais é a de equilibrar as emoções, portanto, para cães e gatos o uso de florais pode ser um potente aliado ajudando a controlar ansiedade, hiperatividade e até mesmo depressão.

O floral específico para medo de fogos e barulhos, eleva o padrão vibratório, induzindo a coragem, autoconfiança e a sensação de capacidade. Caso o seu pet tenha comportamentos de estresse ou medo excessivo ou se assuste facilmente, tenha medo de barulhos altos, tais como rojões e trovões, a terapia com floral é a mais indicada.

Se a opção for o uso da terapia floral, o tratamento deve ser iniciado com um mês antes das festas ou no mínimo 15 dias, desta forma o organismo do seu pet começa a ter os benefícios da terapia floral e não sinta tanto o impacto do barulho dos fogos.

Você encontra florais para essa finalidade em todas as unidades Animalia Farma. Podem ser manipulados em gotas ou em biscoitos deliciosos, ou até mesmo encontrados prontos. Comece a organizar a festa de final de ano, pensando na segurança e no medo do seu bichinho.

 

Compartilhar

Veja Também