< Voltar

Picada de abelha em pets: riscos e cuidados imediatos

Quem tem um cachorro ou gato em casa, sabe que eles são muito curiosos e adoram explorar o ambiente, principalmente se estiverem ao ar livre.

A caça de insetos por diversão pode acabar se tornando um verdadeiro acidente, principalmente se o seu bichinho encontrar uma abelha pela frente.

Todo cuidado é pouco quando se trata de picadas em geral. Entretanto, as abelhas apresentam um risco ainda maior aos pets.

Hoje você aprenderá quais os ricos e os cuidados imediatos que você deve ter com o seu filho de quatro patas. Continue lendo o nosso blogpost.

O grande perigo das picadas de abelhas em pets

Se você já foi picado por uma abelha ou conhece alguém, sabe o quanto é desagradável. Uma picada de abelha pode causar no organismo do animal basicamente os mesmos sintomas que nós humanos enfrentamos.

Para eles, as picadas de abelhas podem ser extremamente perigosas também. Isso porque a substância liberada pelo inseto, pode causar uma reação local em alguns animais e em casos mais graves, pode levar a um quadro de choque anafilático.

Não são todos os cachorros que apresentam reações graves em decorrência da picada. As abelhas fêmeas picam e deixam o ferrão na ferida. Caso não haja nenhum tipo de reação alérgica, ocorrerá um processo de inflamação em tom esbranquiçado um círculo vermelho ao redor.

Caso ele seja mais sensível às toxinas liberadas pelo ferrão, ele irá apresentar alguns sintomas, que você vai conhecer no próximo tópico. Agora, se o pet sofreu múltiplas picadas, ele pode desenvolver convulsões, entrar em coma ou até ir a óbito por conta da cardiotoxicidade do veneno.

Se o pet morder o inseto, a inflamação pode ser estendida para a língua, boca, garganta ou pescoço, provocando obstrução das vias respiratórias.

Animais que apresentam um histórico de alergias, apresentam mais riscos de sofrer um choque anafilático, por isso fique atento.

Como reconhecer os sintomas de uma picada de abelha em pets

Reconhecer quando o pet foi picado é fundamental para prestar os primeiros socorros. Mas, lembre-se: é fundamental que você procure um médico veterinário para cuidar do seu animalzinho.

Fique atento aos seguintes sintomas:

  • Inchaço e dor no local da picada, geralmente no focinho ou nas patas;
  • Tremores;
  • Vômito;
  • Febre;
  • Extremidades frias;
  • Diarreia;
  • Convulsão;
  • Dificuldade para respirar.

Um pet picado por uma abelha não apresentará todos esses sintomas necessariamente. Os sinais variam de acordo com a sensibilidade do organismo do animal e com o número de picadas.

Normalmente, a dor no local é o primeiro sintoma. Caso você note o seu pet quieto e abatido, não ignore essa reação, pois o veneno é realmente muito doloroso para eles também.

Meu pet foi picado por uma abelha, o que fazer?

Se você suspeitar que o seu pet está incomodado com algo e está bem quieto, procure onde está a lesão e qual a sua extensão.

Ao suspeitar que trata-se de uma picada de abelha, leve o pet imediatamente ao veterinário para ele ser examinado e fazer a remoção do ferrão. Independente se é uma picada ou várias, não devemos menosprezar a picada deste inseto.

Um grande erro que muitos tutores cometem é retirar o ferrão com pinças ou unhas. Qualquer manejo errado pode espalhar o veneno, piorando o quadro consideravelmente.

Durante o caminho para o veterinário, aplicar gelo enrolado em uma toalha ou compressas frias podem ajudar na situação. Além disso, mantenha o pescoço do pet reto para facilitar a entrada do oxigênio.

Após uma análise do quadro geral, pode ser realizada a administração de remédios, incluindo anti-histamínicos, e propor o tratamento adequado de acordo com o estado geral do pet.

Gostou deste conteúdo? Continue acompanhando nosso blog para mais dicas e informações sobre pets. Caso necessite de algum medicamento para o seu pet, entre em contato com a Animalia Farma mais próxima de você e envie a sua receita online.

Nos vemos na próxima!

Compartilhar

Veja Também