< Voltar

Ozonioterapia e seus benefícios para cães e gatos.

A terapia com ozônio é um tratamento seguro e poderoso para infecções, doenças metabólicas e câncer. O ozônio é uma molécula triatômica, formado por três moléculas de (O3) ligados entre si e se apresenta na forma de um gás.

O ozônio medicinal é um gás criado a partir de oxigênio puro, que pode matar vírus e bactérias e é rapidamente absorvido pelo corpo. Os veterinários usam o ozônio topicamente por suas propriedades anti-sépticas e por sua capacidade de viajar diretamente através da veia porta para o fígado, onde aumenta a função das mitocôndrias celulares para combater doenças e câncer.

Livre de efeitos colaterais, esta é uma terapia extremamente segura que funciona de várias maneiras.

Vantagens

  • A terapia com ozônio também demonstrou ativar o sistema imunológico ao estimular a produção de células mensageiras, que desencadeiam uma reação em cascata de mudanças positivas em todo o sistema imunológico. Essas células mensageiras se chamam citocinas.
  • A terapia com ozônio interrompe a integridade do envelope da célula bacteriana por meio da oxidação dos fosfolipídios e das lipoproteínas.
    Nos vírus, essa peroxidação interrompe o ciclo reprodutivo e danifica o capsídeo viral. Nos fungos, o ozônio inibe o crescimento celular. Considere a otite crônica, que geralmente possui vários organismos como invasores primários ou secundários; isso explica a eficácia do tratamento com ozônio.
  • Uma inflamação, inchaço, hematoma, infecção, câncer e trauma no tecido, há quantidades maiores de dióxido de carbono no tecido e isso contribui para a inflamação e dor. Aumentar a quantidade de oxigênio entregue ao tecido na forma de ozônio reativo diminui a dor, inflamação e inchaço, além de contribuir para auxiliar na cura.

O ozônio também promove a produção de glutationa peroxidase, catalase, redutase e superóxido dismutase, as enzimas que formam o revestimento da parede celular, aumentando assim a imunidade celular. 

Óleos ozonizados e Gel-creme ozonizado

Os óleos ozonizados devem ser sempre utilizados sobre lesões na pele ou mucosas. Além disso, a ingestão de pequenas quantidades dos óleos ozonizados, como em casos de aplicações na mucosa bucal ou em animais que acabaram ingerindo o óleo depositado sobre as feridas, não causam reações adversas. A segurança do seu amiguinho é extremamente importante e é por isso que os produtos utilizados devem ser livres de efeitos colaterais.

O Gel-creme ozonizado possibilita associação com outros princípios ativos para otimizar finalidades como hidratação, cicatrização e etc. Principais ativos cosméticos como (Óleos vegetais, manteigas e vitaminas)

Em quais casos posso aplicar a ozonioterapia em meu pet?

  • Micoses
  • Dermatite atópica
  • Queimaduras de primeiro e segundo grau
  • Rejuvenescimento cutâneo 
  • Peles com sinais de inflamação
  • Assaduras: reduz a dor, o inchaço, a vermelhidão e acelera a cicatrização
  • Picadas de insetos: rapidamente reduz a coceira, o inchaço e a vermelhidão

Aplicar o óleo ou o gel-creme sobre a área desejada, de 1 a 2 vezes ao dia ou conforme indicação do médico veterinário. É importante sempre lavar as mãos antes de utilizar o produto, aplicando com auxílio de uma espátula ou algodão.

Atenção na contra-indicação

A via inalatória é impraticável para a aplicação do ozônio devido à sua toxicidade pulmonar, provocando epífora, tosse, rinite, dor de cabeça e, às vezes, náusea e vômito no caso de inalação do gás.

Também não deve ser administrado em casos de gravidez, anemia hemolítica, hipertireoidismo, miastenia grave e anemia.

Além de ser um processo natural, seguro, limpo e economicamente viável, o seu amiguinho recebe todos esses benefícios citados.

O seu pet merece produtos de procedência confiável e manipulado por profissionais especializados na área, para que assim, não seja prejudicial à saúde do peludinho. 

Se você está procurando por óleos e gel-creme ozonizados, aqui na Animalia Farma você encontra! Solicite seu atendimento agora mesmo.

Compartilhar

Veja Também