< Voltar

Outubro Rosa Pet: a prevenção no reino animal

Outubro rosa já é conhecido de muitos como o mês da prevenção do câncer de mama feminino, mas você sabia que há incidência da doença também em homens e animais? Vamos abordar o outubro rosa no universo pet nesse post.

Outubro Rosa Pet
Infelizmente o câncer de mama também afeta o reino animal e são muitos os casos de câncer de mama em cachorras e gatas, embora nas gatas, 80% a 90% têm probabilidade de ter um tumor maligno, já nas cadelas é a chance é de 50% a 60%. E assim como nos humanos, o macho também pode desenvolver a doença. Portanto, fique de olho.

A dica principal é a mesma: exame e palpar das mamas, isso deve ser feito pelo tutor do pet (macho ou fêmea), que esteja em idade a partir dos 5 anos. O diagnóstico precoce pode ser realizado sempre e se achar pequenos nódulos firmes do tamanho de uma ervilha, levá-lo ao veterinário para consulta e se confirmada a suspeita, deve-se retirá-lo em uma cirurgia e mandá-lo para análise em laboratório para averiguar se é mesmo um tumor e qual o tipo que é.

Infelizmente como já dissemos, 50% dos casos encontramos tumores malignos e se retirados logo no início, as chances de cura são as maiores e talvez não haja necessidade do pet precisar fazer quimioterapia.

Outra dica para prevenir tumores de mamas e outras doenças é a castração. Os profissionais da saúde animal indicam a realização desse procedimento, pois pode minimizar as chances de aparecer um câncer de mama. Estudos indicam que as fêmeas não castradas têm 26% de probabilidade de desenvolver um tumor maligno na mama; mas, se a castração for realizada entre 5 e 9 meses de idade (antes do primeiro cio), este índice cai para 0,5 %.

Tanto o exame como a castração são medidas preventivas que você como tutor pode adotar, garantindo saúde, qualidade de vida e longevidade para o seu pet. Tutor responsável não deixa a saúde do seu animalzinho de lado. Participe da campanha e da conscientização do #outubrorosapet!

Compartilhar

Veja Também