< Voltar

O gato castrado foge de casa?

Os bichanos são carinhosos, afetuosos e fofos. Com um jeitinho único, essas bolinhas de pelos conquistam corações por onde passam.

Tutores de gatos já devem ter presenciado uma fuga do animalzinho, mesmo tendo muito amor e cuidado dentro de casa. É muito comum sermos surpreendidos com essa fuga, ao decorrer desse blog você vai entender melhor porque os gatos gostam dessas aventuras fora de casa.

A rua é um dos principais motivos para a diminuição da expectativa de vida dos pets. Durante o trajeto, o animal pode sofrer acidentes, arrumar brigas e se infectar com vírus, bactérias e parasitas. Por isso, os tutores devem prezar ao máximo pela sua segurança.

Segundo especialistas, a castração pode impedir que seu gato suma, uma vez que a cirurgia deixa o bichano mais calmo, tranquilo e caseiro. Mas, não em todos os casos a castração impede o gato de sair de casa.

Se você tem um gato fujão e está pensando em castrá-lo para ele parar de fugir, continue lendo esse blog e entenda por que os gatos fogem.

Por que os gatos fogem?

 

Antes de mais nada, precisamos entender o comportamento dos bichanos.

O gato é um animal quase doméstico, porém ainda tem bastante características selvagens. E, como qualquer felino, ele se imagina o tempo todo em uma selva. Por isso, o seu conceito de “casa” não é como o nosso.

Diferente de nós, os gatos não consideram apenas a casa que divide com sua família humana, onde se encontra seus brinquedinhos e alimentação, como um território, isso se entende aos telhados e a vizinhança da região.

Por serem curiosos, independentes e territorialistas, eles adoram explorar todos os espaços, como se estivessem explorando o seu “reino”, seja para marcar sua presença, por algum interesse amoroso ou comunicar aos outros animais que é ele quem manda por ali.

Mesmo ele tendo seu lugar preferido, como sua almofada, aquela cadeira confortável ou até mesmo a cama dos tutores, o lar do bichano é o mundo.

Na cabeça dele, ele continua em casa, mesmo que esteja longe de onde vocês moram, seja nos telhados dos vizinhos ou até mesmo em árvores altas. Por isso, é muito importante que você não fique desesperado quando o bichano sumir.

Verifique a região e conheça os lugares onde ele gosta de ficar quando sai para um passeio, provavelmente, quando der aquela escapadinha, ele sempre estará por ali.

Gatos quando fogem voltam para casa?

 

Devido ao seu instinto de caça e sobrevivência, os bichanos têm uma memória afetiva e visual bastante aguçada. Por isso, na maioria das vezes, eles acham o caminho de volta para a casa dos humanos em que ele vive.

Extremamente inteligentes, eles são capazes de memorizar um ambiente através de elementos simples, como árvores, bancos de praças e até certos prédios. Mesmo durante a noite, o espertinho consegue memorizar os elementos do caminho que ele está fazendo, para retornar pelo mesmo após a escapada.

Além disso, eles possuem um olfato extremamente poderoso. Conforme o trajeto, eles registram diversos cheiros em sua memória olfativa e quando querem voltar para casa, as lembranças são acionadas, assim eles procuram cheiros familiares daqueles que estão em sua memória.

Às vezes o bichano pode levar mais tempo para voltar, isso porque o vento é capaz de mudar o rumo de um cheiro ou até extingui-lo de vez. Isso pode fazer com que ele siga outro caminho, mas, com o tempo, ele verá que os cheiros e imagens do novo caminho são desconhecidos, o que faz ele voltar para a trilha certa.

Quando o gato está acostumado a fugir de casa e passear pela vizinhança, ele tem um arsenal de cheiros e imagens em sua memória, o que certamente fará com que ele volte toda vez que dar aquela fugidinha.

Agora, quando o gato não está acostumado a passear, dificilmente ele voltará para casa, pois ele não terá essas memórias.

A castração impede o gato de fugir?

 

Tanto os machos quanto as fêmeas possuem seu instinto natural e são movidos pelos seus hormônios. As fêmeas saem de casa em busca de um parceiro na época de cio. Os machos também saem em busca de uma parceira para o acasalamento. 

Você com certeza já deve ter visto alguma briga de gatos na rua, na maioria dos casos são machos querendo defender o seu território e mostrar quem é o rei do pedaço. Isso acontece principalmente quando tem alguma fêmea no cio por perto. 

Um dos benefícios da castração é deixar o gato mais tranquilo e dócil, assim dificilmente ele buscará estímulos fora de casa, preferindo ficar em um local tranquilo e confortável, como ao seu lado no sofá. Além disso, a cirurgia reduz o instinto agressivo do animal, evitando aquelas famosas brigas que ouvimos durante a noite. 

Portanto, a resposta para essa pergunta é “SIM”! A castração ajuda a evitar a fuga dos gatos. Mas, em alguns casos, os bichanos podem fugir.

Ainda sim existem casos que mesmo castrados, os gatos podem passear pela vizinhança. O grande benefício da cirurgia para esses casos é que as chances dele contrair algumas doenças infecciosas ou até uma gravidez indesejada, são menores.

Como evitar fugas

 

Como falamos anteriormente, ao mesmo tempo que as fugas fazem parte do instituto do animal, também podem causar problemas de saúde para ele.

Algumas medidas simples podem evitar a fuga dos bichanos. O primeiro passo é descobrir por onde o animal está saindo. Verifique portas, janelas ou qualquer outra brecha que possa dar acesso à rua. Pontos de escapes devem estar sempre protegidos com tela de proteção.

O enriquecimento ambiental incentiva a diversão do bichano dentro de casa. Brinquedos e acessórios são grandes aliados para fazer o pet se divertir em casa e gastar toda a energia acumulada.

Outra opção pouco conhecida aqui no Brasil é o microchip. É um sistema eletrônico, do tamanho de um grão de arroz, que é implantado sob a pele do animal. O dispositivo contém um código exclusivo e inalterável com todas as informações de identificação. Caso você perca o animal, a tecnologia te ajudará a achá-lo mais rápido.

Meu gato fugiu. E agora?

 

Se o seu gato fugiu e está demorando para retornar, procure por ele.

Vá até o lado externo da sua casa e chame-o pelo nome ou faça o famoso “psi psi psi”, se ele estiver por perto, ele reconhecerá a sua voz. Ainda no portão de casa, uma opção bastante efetiva e que dá certo em alguns casos é fazer barulho com o pote de ração.

Se nada disso der certo, procure por ele nas redondezas e pergunte para os vizinhos se o viram. Também indicamos que procure em abrigos e casas de animais na sua região.

Agora, se o seu amigo de quatro patas tiver um microchip, vá até o veterinário que fez o implante. Lá ele localizará o animal de maneira rápida.

Por fim, agora que você entendeu um pouco mais sobre o comportamento dos gatos e como a castração ajuda a prevenir fugas, confira em nosso blog outros conteúdos exclusivos sobre os felinos.

Caso precise de remédios manipulados para o seu felino, entre em contato com a Animalia Farma mais próxima de você e peça um orçamento.

Compartilhar

Veja Também