< Voltar

Meu pet pode doar sangue? Descubra!

Você sabia que o seu pet pode ser um doador de sangue e salvar a vida de outros animais?

Ao contrário do que muitos pensam, não é só nós, seres humanos, que precisamos de doação de sangue. Os nossos amigos de quatro patas também precisam de transfusão de sangue para que suas vidas sejam salvas.

Os bancos de sangue humano já possuem muitas dificuldades em conscientizar as pessoas, sempre se encontram com estoques em baixa, mesmo com tanto incentivo nos veículos e meios de comunicação. Agora, imagine o banco de sangue animal, poucos falam disso.

Antes de levar o seu pet para doar sangue, você precisa aprender a importância da doação de sangue animal, os critérios exigidos, como é feita a doação e o tipo sanguíneo dos pets.

É isso que você vai aprender aqui hoje. Um assunto muito necessário que pode salvar as vidas de milhares de animais que necessitam da doação.

Doenças mais comuns em animais que precisam de transfusão de sangue

A gente sempre pensa que não vai acontecer com os nossos pets, não é mesmo?! 

Porém, devemos lembrar que existem doenças que estão mais próximas do que imaginamos e elas podem sim precisar de doação de sangue animal. 

Do mesmo jeito que outro animal precisa da transfusão, o seu pet também pode precisar. 

Em cães e gatos, a transfusão de sangue entre animais acontece em situações emergenciais e contribui para reduzir sintomas de anemia e disfunção sanguínea. 

Abaixo, listamos os casos mais comuns que precisam da doação:

  • Doenças transmitidas por carrapatos;
  • Atropelamentos;
  • Pancreatite;
  • Picadas de animais peçonhentos;
  • Insuficiência renal;
  • Intoxicações;
  • Coagulopatias (hemorragias ou distúrbios na coagulação sanguínea)

Tipos sanguíneos de cachorros e gatos

Se você está se perguntando se os pets possuem tipo sanguíneo, a resposta para a sua pergunta é SIM! 

Os tipos sanguíneos variam muito de espécie para espécie, é por isso que na hora da doação é feito o teste de compatibilidade. Desta forma, o veterinário consegue verificar se o sangue do animal que vai receber o sangue será compatível com o do doador. 

O que é válido para nós humanos, também é válido para eles. 

Para matar a sua curiosidade, preparamos uma tabelinha onde apresentamos os tipos de sangue existentes entre gatos e cachorros. Confira a seguir: 

Como é o processo de doação de sangue animal?

Se você é um doador de sangue, sabe que o procedimento é rápido e descomplicado. Para a doação de sangue animal, não é diferente. 

Em gatos, dura em torno de 20 minutos e a quantidade retirada é de até 60 ml, podendo ser coletado de 15% a 20% do volume sanguíneo em seu corpo. 

Nos cães, o procedimento dura aproximadamente 15 minutos e é coletado até 450 ml de sangue. Assim como os gatos, os cães também podem doar de 15% a 20% do volume sanguíneo. 

O seu papel como tutor é acalmar o animal. Durante o procedimento, ele precisa estar bem tranquilo. Caso seu pet seja muito agitado, o veterinário usará um sedativo leve para manter o animal calmo. Pets com temperamento dócil costumam ser mais bonzinhos.

O acesso venoso é feito no pescoço ou nas patas. O sangue é retirado e vai direto para uma bolsa. É nesse momento que uma parte do sangue é levado para exames. Onde é realizado o teste de compatibilidade e descobrem se o sangue está realmente saudável para um animal doente receber.

Nos cães, são realizados hemograma completo, teste de função renal, detecção de Leshmaniose e Dirofilariose (vermes do coração), Erlichia Canis, Borrelia e Anaplasma (doenças transmitidas pelo carrapato).

Já nos gatos doadores, são oferecidos hemograma completo, teste de função renal, sorologia para FIV (imunodeficiência viral felina) e FELV (Leucemia viral felina).

Ah, lembrando que a doação pode ser feita de 3 em 3 meses, para que não haja complicações na saúde do animal doador. 

Critérios para o pet doar sangue

Para a doação de sangue humano, existem alguns critérios que temos que seguir. E, para os pets, não é diferente.

Os pets também precisam estar em jejum antes de doar. Normalmente os veterinários indicam um jejum de 4 a 5 horas. Ele quem vai te orientar. 

Como falamos acima, é um processo simples e descomplicado. Porém, os critérios são justamente para proteger não só o pet doador, mas também o animalzinho que receberá o sangue. Prezando pela saúde e o bem-estar de ambos.

Portanto, os veterinários recomendam a doação de pets que tem os seguintes perfis:

Cachorros

  • Ter entre 1 e 8 anos; 
  • Acima dos 25 kg;
  • Pets vacinados e vermífugados; 
  • Cães dóceis e tranquilos,
  • Livres de pulgas e carrapatos;
  • Não ter feito cirurgia nos últimos 3 meses;
  • Fêmeas não podem estar prenhas.

Gatos

  • Ter entre 2 e 8 anos de idade;
  • Peso mínimo de 4,5 kg;
  • Estar saudável, vacinado e livre de pulgas e carrapatos;
  • FIV/FeLV negativo;
  • Não ter feito cirurgia nos últimos 3 meses;
  • Fêmeas não podem estar prenhas.

Onde levar o pet para fazer doação de sangue?

Se você leu os pré-requisitos e tomou a decisão de levar o seu pet para doar sangue, parabéns por escolher salvar a vida de outros animais! 

Normalmente, hospitais e clínicas veterinárias fazem a coleta de sangue regularmente. Com uma breve pesquisa na internet, você encontrará um ponto mais próximo de você. 

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando o nosso blog para ler mais conteúdos como este. Ah, e não se esqueça de nos seguir em nosso instagram e curtir a nossa página do facebook

Nos vemos em breve!

Compartilhar

Veja Também