< Voltar

Leucemia em cães: conheça tudo sobre essa doença rara, mas potencialmente fatal para os cães

Muitas doenças que acometem os humanos acabam atingindo os animais também. Este é o caso da Leucemia em cães.

O que é a Leucemia?

A leucemia é um tipo de câncer que faz com que os leucócitos (que são células sanguíneas) tenham um crescimento anormal e acelerado. Fazendo com que acumulem celular malignas e jovens na medula óssea. É na medula onde são formados os glóbulos brancos, que fazem parte do sistema de defesa do nosso organismo, as plaquetas e os glóbulos vermelhos.

Existem 12 tipos de Leucemia em humanos, por isso a importância do fevereiro laranja, pois muitas pessoas não têm o conhecimento sobre esta doença. Ela atinge principalmente as crianças, mas pode acometer todas as faixas etárias.

Leucemia em cães, o que é?

Em cães a Leucemia é rara, mas bastante grave e pode levar o pet a óbito. Ela pode ser dividida em dois tipos. A Leucemia Mielóide e a Leucemia Linfoide, cada uma atua de uma forma diferente.

Leucemia Mielóide: ataca os glóbulos brancos e células mielóides. Tende a ocorrer mais em cães adultos e idosos;

Leucemia Linfoide: ocorre por conta da produção anormal de glóbulos brancos pela medula óssea, podendo assim se espalhar por todo o sangue.

A Leucemia canina não tem uma causa conhecida, mas muitos estudos mostram que ocorre uma mutação no DNA, fazendo assim o pet desenvolver a Leucemia. Ela afeta o sistema imune do animal, deixando-o mais exposto a doenças e seu avanço pode comprometer outros órgãos, podendo levar o cão a óbito. 

Sintomas da leucemia em cães

Os sintomas da leucemia não são muito específicos, podendo muitas vezes ser confundido com outras doenças. Por isso, é necessário estar sempre atento. Os sintomas são:

Fraqueza; Febre; Mucosas pálidas;

Dores nas articulações; Aumento dos linfonodos; Hemorragias;

Lesões de pele; Inapetência; Desidratação;

Baixa imunidade; Dificuldade para respirar; Vômitos;

Anemia; Diarreia; Aumento da frequência de micção; Linfonodos palpáveis;

Se você perceber esses sintomas no seu cachorro, o ideal é correr para o veterinário. Pois, o diagnóstico precoce, auxilia no tratamento ser mais rápido e eficaz. Muitas vezes os sintomas da Leucemia em cães acabam demorando para aparecer e eles surgem quando o estágio já está mais avançado. Por este motivo, o fevereiro laranja vem para conscientizar e ensinar os tutores sobre esta doença e lembrar da importância do checkup preventivo, pois um exame de sangue pode ajudar a desconfiar de leucemia.

Prevenção da Leucemia em cães

Não existe uma maneira de evitar com certeza a leucemia em cães, mas nós podemos prevenir o que pudermos para tentar manter nosso pet saudável. Por isso existem algumas coisas que podemos fazer para auxiliar na prevenção da leucemia como:

Evitar substâncias cancerígenas;

Evitar que o animal seja exposto a radiação frequente;

Cuidado com produtos de limpeza que o pet possa ingerir por descuido;

Não deixe que ele brinque com garrafas de produtos químicos;

Não espere os sintomas do seu pet piorarem para procurar um veterinário;

Realize checkups preventivos em seu cãozinho com rotina.

Estas são as principais formas de prevenção a Leucemia em cães. 

Compartilhar

Veja Também