Eles não latem, não miam, não falam, são orelhudos e possuem um comportamento bem específico para demonstrar suas emoções e comunicar-se com seus tutores.
O coelho é um animal de estimação não convencional que tem ganhado cada vez mais espaço nos lares brasileiros. Sua fofura e seu tamanho reduzido, no entanto, podem enganar aqueles que acham que ter um coelhinho em casa é mais fácil do que um gato ou cachorro, por exemplo.
Isso porque, assim como qualquer pet, o coelho de estimação exige diversos cuidados, muita atenção e gera despesas com saúde, conforto e bem-estar. Então, se você quer ter um bichinho desses em casa, precisará conhecer muito bem sobre a espécie e os seus hábitos.
Como é o comportamento dos coelhos?
Os coelhos são animais amáveis, amigáveis, adoráveis e fofinhos como um ursinho de pelúcia. Eles podem oferecer grandes momentos de diversão para todos, mas é importante lembrar que, caso se sintam ameaçados ou incomodados, eles podem morder. É importante manter isso em mente.
Como donos, é importante que forneçamos aos nossos coelhos um ambiente seguro e amoroso. Devemos também cuidar de suas necessidades básicas, como alimentação e abrigo, e estimularmos o seu espírito com brincadeiras e interações que tornem o ambiente divertido para eles.
Com o tempo, os coelhos podem se tornar verdadeiros amigos e companheiros para nós. Eles são animais que podem oferecer momentos especiais e muita companhia. Da mesma forma, eles também merecem respeito e cuidado, para que possam sentir-se seguros e felizes.
Além disso, por apresentar um excelente olfato, também gostam de desbravar o ambiente e demarcar o seu território, principalmente os machos. Esse comportamento pode se intensificar em machos maduros e fêmeas no período estral.
É possível saber se o coelho está feliz?
Conhecer o comportamento de seu animal é tarefa obrigatória para qualquer tutor. Perceber a rotina do coelho, picos de atividades, local de preferência que o animal dorme ou gosta de ficar, como ele descansa ou mesmo como ele se alimenta; esses são pontos que devem ser considerados
Esse tipo de conhecimento tem uma importância grandiosa para o relacionamento entre tutores e animais. Por exemplo, quando observado que o seu coelhinho mudou o comportamento repentinamente relacionado com um dos fatores citados, pode ser indício que algo está fora do ideal.
Como cuidar de um coelho?
É comum o pensamento de que coelhos não exigem muitos cuidados e nem geram despesas e, por isso, são ótimos pets. Muito pelo contrário! Esses animais demandam cuidados muito específicos, que acabam gerando gastos maiores do que com gatos ou cães.
Para começar, todo coelho precisa fazer visitas semestrais ao médico-veterinário. E não pode ser qualquer profissional! Isso porque apenas um médico-veterinário especialista em animais exóticos e silvestres atende coelhos. Entre os cuidados com a saúde, está a castração de coelhos para evitar ninhadas indesejadas, prevenir doenças e acalmar esses bichinhos.
Além disso, a saúde dos coelhos está diretamente ligada ao manejo adequado. Para começar, é necessário preparar um espaço onde o animal consiga saltar e fazer bastante exercício.
A gaiola-dormitório é o local onde ele deve descansar e se sentir protegido, mas engana-se quem pensa que coelho é um bom pet para apartamentos ou casas pequenas. Coelho precisa de espaço para saltar e se exercitar.
Os cuidados com o bem-estar emocional do pet são tão importantes quanto a saúde física. Os coelhos são presos e, por isso, apresentam alguns comportamentos e muita sensibilidade. Por isso, evite contato com outros animais. Além de ficarem suscetíveis a diversas doenças, eles podem se assustar e até ir a óbito.
O ideal é que vivam sozinhos, porque o coelho é um pet territorial. O contato com outros animais, inclusive outros coelhos, deve ser feito por meio da socialização em etapas. Confira como fazer:
Importante: nunca junte machos e fêmeas não castrados. O coelho é uma das espécies mais prolíficas do mundo e você pode ter ninhadas indesejadas.
Qual a alimentação ideal para os coelhos?
É normal acontecer a associação do coelho de estimação aos filmes e desenhos em que os personagens estão sempre com uma cenoura. Contudo, será que essa realmente é a base da alimentação deles?
Na realidade, a alimentação dos coelhos é muito mais complexa, e todo tutor precisa entender o assunto em detalhes. O coelho come cenoura se oferecermos, no entanto, eles não vivem apenas desse vegetal. A cenoura, assim como brinquedos e petiscos, serve para desgastar os dentes, que continuam crescendo ao longo de toda a vida do animal.
Contudo, a base da alimentação do coelho deve ser uma dieta bastante variada. A ração para coelho, juntamente com o feno, deve ser a base de sua dieta.
A ração de coelho deve ser oferecida em um comedouro. Já as folhas e frutas podem ser colocadas em uma plataforma. Ambos devem ser higienizados diariamente. O feno, por sua vez, pode ser colocado na gaiola ou em brinquedos. Os coelhos adoram!
Quando posso dar banho no coelho?
Os banhos não são recomendados, pois a pelagem do coelho não seca facilmente. O animal possui enzimas em sua saliva que fazem toda assepsia da pelagem. O cuidado precisa ser com a escovação para retirar os pelos mortos, principalmente nas raças mais peludas.
Assim como outros pequenos mamíferos domésticos, parte importante da rotina de higienização dos coelhos é a limpeza da gaiola e do espaço onde ele fica. Tutores de coelhos devem cuidar diariamente desse espaço, sendo uma etapa indispensável de cuidados com o pet.
Gaiola, cercado ou viveiro para coelho?
Ao pensar em comprar ou adotar um coelhinho, é muito importante garantir que ele tenha um lugar confortável para viver. Eles são animais tímidos e que precisam de um local reservado e protegido. Sendo assim, a gaiola para coelho é uma ótima opção para ele repousar, se alimentar e fazer as necessidades.
A gaiola para coelho deve ser horizontal e bastante comprida, além de ter pelo menos um andar para ele subir. O fundo deve ser coberto por substrato, onde ele escolherá um dos cantos para urinar e defecar. No outro extremo, você deve colocar uma plataforma para deixar os alimentos e também o comedouro e o bebedouro do pet.
Não se esqueça da casinha de coelho, para ele repousar e esticar as patinhas.
É bom ter um coelho de estimação?
Eles são tão adoráveis quanto um cachorro ou gato ainda pequeno. Mas é importante lembrar que assim como qualquer outro animal, eles precisam de cuidados e responsabilidades por parte dos tutores.
Não se esqueça de que esses bichinhos vão crescer e demandar ainda mais atenção e carinho ao longo dos anos. Por isso, é fundamental ter paciência e amor para garantir uma vida saudável e feliz para o seu coelhinho.
Além disso, é preciso saber que esses animais possuem necessidades específicas, como uma dieta balanceada e um ambiente adequado para viver. Mas não se preocupe, com as informações corretas e dedicação você será capaz de oferecer tudo o que seu companheiro peludo precisa.
Então, se você está pensando em adotar um filhote de coelho, lembre-se da responsabilidade que essa decisão traz consigo. Mas também tenha em mente que a recompensa será imensa: uma amizade verdadeira e muitos momentos felizes ao lado do seu novo amigo fofo.