A estação mais fria do ano está chegando e com ela vêm as doenças típicas de inverno.
Se você não tem um Husky Siberiano, um Malamute do Alaska ou um São Bernardo, que são animais resistentes às baixas temperaturas graças à pelagem mais densa e uma camada de gordura sob a pele, existem motivos de sobra para você se preocupar com o seu pet no inverno.
Mesmo que você seja um tutor coruja, que mantém o pet dentro de casa a todo instante, ele não está imune às doenças que as baixas temperaturas podem trazer.
E não são só as gripes e resfriados que ameaçam os nossos peludinhos não, os pets podem apresentar outros tipos de doenças que estão só esperando um momento de vulnerabilidade para agir.
Hoje você vai conhecer as principais doenças que podem afetar o seu pet. Continue lendo esse blogpost e não se esqueça de compartilhar com outros tutores.
Como falamos acima, quando o inverno chega é preciso ficar atento com o estado de saúde do seu cão. As temperaturas baixas podem ser responsáveis por vários problemas, sendo que as doenças comuns no inverno são os problemas respiratórios.
Separamos uma lista com as doenças que podem afetar o seu cão. Confira logo abaixo:
A gripe canina, mais conhecida como “Tosse dos canis” ou traqueobronquite infecciosa canina, é a doença mais comum entre os cães durante o inverno, porém, ela pode afetar o seu pet em outras épocas do ano.
Quando um cachorro doente entra em contato com um saudável, seja de forma direta, pelas secreções respiratórias ou objetos contaminados, é quando acontece a transmissão por meio de vírus ou bactéria.
Se você tem mais de um animal em casa e um deles está com a doença, indicamos que você isole o animal doente para evitar a transmissão para os outros. Deixe-o isolado até que ele melhore.
Os sintomas da gripe canina são bem semelhantes aos da gripe dos humanos. São eles:
Em casos graves, a gripe que afeta os cachorros pode evoluir para uma pneumonia e levar o pet à morte, especialmente se for filhote ou estiver debilitado.
Fique sempre atento ao menor sinal de alteração na saúde do cão para que o diagnóstico seja feito rapidamente pelo médico veterinário.
Uma das doenças mais temidas entre os tutores, a cinomose é uma doença viral que pode deixar sequelas e até levar o animal à morte. No inverno, com as baixas temperaturas, o vírus da cinomose sobrevive e se dispersa mais facilmente no ambiente.
O risco de contrair a doença é alto entre os filhotes com até 1 ano. Além disso, os cães que não têm as vacinas em dia ou que estão com imunidade baixa, também correm o risco de contrair a doença, assim como os filhotes.
A doença pode atingir o organismo, evoluindo para alterações no sistema respiratório, problemas gastrointestinais e neurológicos. É tão perigosa que é considerada a doença que mais mata cães em todo o mundo, cerca de 15% dos animais contaminados sobrevivem a esse mal.
Normalmente, a transmissão pode ocorrer por secreções oculares, nasais, orais e pelas fezes. Mas, o contágio pela cinomose vai além do compartilhamento dos itens ou pelo espirro do animal, já que até seu tutor pode estar com o vírus em suas roupas e calçados e fazer com que ele chegue ao pet.
Durante o frio, a musculatura do animal enrijece, desta forma, a circulação sanguínea e oxigenação ficam comprometidas, complicando ainda mais os casos de artrite e artrose já existentes.
As temperaturas baixas contribuem para que os cães que têm problemas articulares sofram ainda mais com as dores, gerando uma dificuldade em se locomover e realizar suas atividades do dia a dia.
Quando uma simples gripe não é tratada, o sistema imunitário é frágil ou existe alguma outra patologia associada, o quadro pode evoluir para situações mais graves, como a pneumonia.
Na maioria das vezes, o tratamento requer hospitalização do animal, administração de antibióticos, anti-inflamatórios, oxigênio e repouso.
É importante que você fique atento aos sintomas dessa doença.
Notou algum sintoma, levou o pet ao veterinário e o seu animalzinho precisará fazer tratamento, porém odeio tomar remédios? Calma! Não se desespere.
A Animalia Farma é uma farmácia de manipulação veterinária onde você encontra remédios manipulados para o seu pet. Você ainda pode escolher o sabor e a fórmula que o seu animal preferir. Entre em contato com a franquia mais próxima de você e peça o seu orçamento pelo WhatsApp.
Nos vemos em breve aumigos!