Muita gente aproveita para viajar com a família e amigos nas férias, feriados ou fins de semana.
Aqueles que tem animais de estimação, para não os deixar sozinhos, sempre dão um jeitinho para levá-los juntos.
Por isso, hoje vamos falar sobre pet e viagens.
Levar o seu pet para viajar é sim uma boa escolha, mas isso vai depender da maneira que você irá conduzir toda a viagem.
Se você decidiu viajar e levar seu animalzinho, não basta colocá-lo no banco traseiro e seguir viagem.
Por mais esperto e treinado que ele seja, seu pet pode apresentar um comportamento inesperado durante toda a viagem, principalmente se for exposto a determinadas situações.
Seja uma viagem de carro, de avião ou qualquer outro meio de transporte, você precisa tomar alguns cuidados para que a viagem não seja tão estressante para o animalzinho, principalmente se for um gato ou cachorro.
Não se trata de uma pessoa e nem de uma bagagem. É necessário se planejar antes da viagem para saber como acomodá-los e tranquilizá-los, desta forma, você, o animal e qualquer indivíduo que os acompanhe fará uma viagem agradável.
Então, antes de continuar lendo este artigo, corre para colocar uma água fresquinha e uma comidinha bem gostosa para o seu amigão.
Vamos lá?
Levar ou não levar o seu pet na viagem?
Antes das dicas, você precisa ter certeza se deve ou não levar o seu pet junto com você.
Você o considera como um membro da família?
São eles quem divide a nossa casa conosco, fazem parte da nossa rotina do dia a dia… Eles precisam da nossa atenção e cuidado.
Muita gente não consegue se imaginar longe dos seus “filhos”, principalmente quando o tutor tem que ficar dias longe do seu animalzinho.
A convivência gera um apego para ambos, tanto para o dono quanto para o animal, o que torna difícil passar dias e dias longe do seu companheiro.
Antes de tomar a decisão se deve ou não levar o bichano, analise se o seu destino é adequado para ele.
Se você for viajar para a praia, por exemplo, levar seu pet pode ser uma boa ideia, desde que você passeie com ele pela orla da praia todos os dias.
Se o destino for praia, confira nosso blog post onde damos dicas para manter os pets refrescados em dias quentes.
Quando eles ficam muito tempo sozinhos e presos em um espaço limitante que não estão acostumados, eles se sentem estressados, principalmente os cães, podendo perturbar os vizinhos com choros e latidos.
Tenha em mente que você está levando o seu amigão para aproveitar a viagem com você, de nada adianta deixa-lo preso em um quarto de hotel sozinho durante todos os dias, ele também quer se divertir.
A única certeza que temos é: você pode sim levar seu pet para viajar, desde que você dê atenção e ele. Temos certeza que durante a viagem vocês aproveitarão momentos incríveis.
Depois de analisar esse fator, já decidiu se vai ou não levar o bichano com você? Se a resposta for sim, continue lendo o artigo.
Logo abaixo você vai conferir algumas dicas valiosas para você viajar com o seu pet.
1 – Passeie com o pet antes de pegar a estrada
A gente não sabe como um cachorro vai se comportar dentro do carro, ainda mais se a viagem for longa.
O melhor jeito de prepará-lo é passear com ele pelas ruas, assim ele já vai se acostumando a ficar longe de casa. Horas antes da viajem, se você passear com ele pelas ruas ele ficará um tanto cansado, contribuindo para que ele durma e relaxa durante a viagem.
Agora, se o seu pet for um gato, você pode levá-lo na casa de amigos e parentes alguns dias antes de viajar, de certa forma ele também se acostumará a passar um tempinho longe do seu cantinho.
2 – As vacinas devem estar em dia
Se você é um daqueles tutores que prezam pela saúde do animal de estimação, é fácil passar por essa etapa.
Durante a viagem, a carteira de vacinação do pet pode ser exigida e caso você não tenha, pode ter alguns problemas.
Agora, se você não vacina seus animais, aqui no blog temos um conteúdo informativo onde contamos um pouco mais sobre vacinas em animais.
3 – Utilize caixas de transporte
Transportar animais soltos no carro pode resultar em multas e até na apreensão do veículo.
Além disso, em casos de acidentes, o pet corre o risco de ser arremessado para fora do carro quando não estão usando as caixas de transporte.
O espaço ideal não é menor nem maior, mas o suficiente para o conforto. Quando for comprar a caixa, leve seu pet junto.
Agora, se ele fica estressado com a sensação de confinamento que a caixa de transporte proporciona, você pode utilizar a cadeirinha com cinto de segurança. Ela é mais confortável e também é aceita pela fiscalização.
Mesmo que seu pet resista, você precisa acostumá-lo com a ideia e deixá-lo em segurança.
4 – Alimentação
Para evitar que o animal fique enjoado, você não deve alimentar ele nas três horas que antecedem a viagem.
Você também pode diminuir a quantidade de comida para controlar a defecação, mas lembre-se de que ele precisa ganhar mais ração ao chegar no destino.
Antes de viajar, vá até o veterinário e peça indicação de remédios para náuseas e vômitos. Desta forma, se o seu animalzinho for muito agitado ou ele passar mal mesmo com os devidos cuidados, você estará preparado para medica-lo e seguir tranquilamente com a viagem.
5 – Faça paradas durante a viagem
Para deixar a viagem ainda mais tranquila, o grande segredo é fazer paradas a cada duas ou três horas de viagem, quando o percurso for longo.
Escolha um bom lugar e faça uma parada. Caminhe com o seu pet para que ele faça suas necessidades e beba bastante água.
Agora que você já sabe quais dicas seguir, tenha uma viagem segura e tranquila com o seu melhor amigo.
Em nosso blog você encontra diversos conteúdos informativos sobre o mundo pet.
Até a próxima pessoal!