< Voltar

Cuidados com a saúde bucal do pet

Cuidar de um animalzinho envolve muitas responsabilidades. É nosso dever como tutores sempre promover o bem-estar animal dos nossos companheiros de quatro patas.

Contudo, um cuidado que é bastante negligenciado, é a saúde bucal dos nossos amigos de quatro patas. Muita gente não sabe, mas os pets também necessitam de cuidados especiais quando se trata desse assunto.

É fácil encontrar pessoas que estranhem o fato de que cachorros e gatos precisam escovar os dentes, assim como nós.

Fato é que a boca dos nossos pets nos dão informações valiosas sobre como está a saúde dele. Preste bastante atenção em qualquer alteração que ele possa apresentar nos dentes e gengivas.

Se você quer cuidar da saúde bucal do seu pet, continue lendo esse artigo e fique bem atento.

O que acontece se a higiene bucal não for feita corretamente?

É importante lembrar que os gatos e cachorros que temos em casa, como nossos companheiros, são espécies domesticadas, que consomem alimentos dos quais eles não teriam acesso na natureza.

O consumo de rações e sachês pode provocar o aparecimento de tártaro nos dentes dos nossos animaizinhos.

Quando o tutor não sabe como escovar os dentes do cachorro e deixa de fazer a limpeza rotineira, ocorre o acúmulo de placas bacterianas nos dentes e na gengiva, o que causa mau hálito, tártaro, salivação excessiva, perda dos dentes e até infecções.

Se não for tratado corretamente, as bactérias podem penetrar na corrente sanguínea do animal, causando infecções graves, problemas renais, intestinais, hepáticos e cardíacos, podendo levar seu pet a óbito.

Devo escovar os dentes do pet todos os dias? 

Você não precisa escovar os dentes dos pets com a mesma frequência que escova os seus.

É recomendado que a escovação seja feita pelo menos 1 vez ao dia. Mas, entendemos que muitas pessoas não o fazem, talvez por falta de hábito e costume do animal, neste caso, 3 vezes na semana já é considerável.

Devemos lembrar que pets mais velhos irão precisar de muito mais cuidado, pois os problemas se acumulam com o passar do tempo.

Quais produtos devo usar para realizar a escovação? 

Nunca, em hipótese alguma, utilize pasta humana para escovar os dentes do seu amigo de quatro patas!

Esse produto contém flúor e ao ser engolido pelos animais, acaba irritando o tubo gastrointestinal, causando intoxicação aguda e até crônica.

A pasta ideal é a pasta veterinária. Ela possui um sabor agradável, o que acaba facilitando a escovação. Aqui na Animalia Farma você encontra pasta dental para higienizar a boca do seu pet.

Outro produto que pode ser usado são os antissépticos orais que inibem a adesão das placas bacterianas ao dente, como é o caso do nosso spray de higienização bucal.

Já que estamos falando de escovação, não podemos esquecer a escova de dentes. É preciso atenção para escolher a ideal. A escova deve ter cerdas macias ou do tipo dedeira, para não machucar a gengiva do seu pet.

Você também pode utilizar as famosas dedeiras no começo, até o pet se sentir à vontade e se acostumar com essa ideia.

Vale ressaltar que, após o animal desenvolver placas bacterianas, a única maneira para removê-las é o procedimento de limpeza dentária realizada sob anestesia geral pelo médico veterinário. Assim, o melhor remédio é a prevenção.

Dicas para escovar os dentes do seu pet

Antes de tudo, tenha paciência com o seu pet, pode ser que ele tente fugir nessa hora.

O animal deve estar bem confortável, de preferência em ambiente calmo e tranquilo.

Carícias e mimos podem ajudá-lo a ficar mais receptivo neste momento, principalmente se ele nunca passou por essa experiência.

Tente criar uma rotina para ele. Sempre que possível, tente escovar os dentes dele no mesmo horário, para que ele consiga aceitar o processo de maneira mais rápida.

Escovando os dentes dos filhotes e adultos

Se você começar desde filhote, tudo ficará mais fácil.

Pets filhotes tendem a ser mais receptivos às novidades. Assim, ficará mais fácil introduzir o hábito com a ajuda de bastante reforço positivo.

Já em animais adultos, tenha calma. Assim como nós, os pets adultos também tendem a estranhar algo que nunca fez parte da sua rotina, por isso, tenha muita paciência.

Comece massageando as gengivas com o seu próprio dedo, para ver a reação do animal. Se ocorreu tudo bem até aqui, você pode utilizar as dedeiras para acostumá-lo com os movimentos. Quando ele já estiver acostumado, comece a utilizar a escova de dentes.

Inicie a escovação em movimentos circulares e, em seguida, direcione o movimento da gengiva para as pontas dos dentes.

Sempre que ele colaborar durante a escovação, o mimo está liberado. Você pode usar frases como “bom garoto” e “muito bem”, finalizando com alguns petiscos no final da escovação.

Agora que você sabe que é realmente importante cuidar da saúde bucal do seu amigão, entre em contato com a Animalia Farma mais próxima de você e conheça todos os nossos produtos ideais para esse tipo de cuidado.

Nos vemos em breve, até mais!

Compartilhar

Veja Também