< Voltar

Cuidados básicos com cães de pelos longos

Os cães têm diferentes características que demandam cuidados especiais, mas no caso de cães de pelos longos, precisamos ter atenção redobrada para evitar alguns problemas.

Alguns cuidados devem ser seguidos, tudo isso para garantir uma boa qualidade de vida para o animal. Se não dermos a atenção necessária, o comprimento dos pelos de alguns cães pode ser um grande problema.

Isso porque ao negligenciar esse tipo de cuidado, algumas doenças podem afetar o pet, como os problemas de pele, que causam muito sofrimento ao animal. Além disso, pelos longos dificultam a visibilidade de pulgas e carrapatos, deixando o bichinho mais vulnerável às doenças transmitidas por esses ectoparasitas.

Além de bonitos, os pelos têm a função de proteger o animal, contribuindo com a sua saúde, ajudando no controle da temperatura corporal, na proteção contra os raios solares, entre outras funções. Por isso, é tão importante seguir alguns cuidados básicos no dia a dia.

Confira agora alguns cuidados básicos com cães de pelos longos.

1 – Escove os pelos do cachorro todos os dias

Assim como nós penteamos os nossos cabelos todos os dias para não deixá-los embaraçados, a escovação diária também deve fazer parte da rotina do pet.

Esse cuidado é fundamental para evitar que os pelos embaracem e enrosquem. Quando isso acontece, o pet corre o risco de desenvolver dermatites em sua pele, fora que os nós que formam nos pelos incomodam muito o animalzinho.

Ao escovar a pelagem do seu cachorro você estará removendo os pelos soltos e em excesso, isso evita que muitos pelos caiam dentro de casa. Além disso, ajuda a redistribuir os óleos na pele e deixa os pelos mais saudáveis.

O ideal é escovar os pelos do seu amigo peludo todos os dias, com a ajuda de uma escova própria para cães de pelos longos.

2 – Os cães também precisam tomar banho

Todos os animais precisam de banho, até os cães de pelos curtos. Porém, quando o assunto é cães de pelos longos, o cuidado é redobrado.

Para cães que têm a pelagem mais longa, o ideal é tomar banho pelo menos 1 vez por semana e de preferência com profissionais qualificados e que são especialistas quando o assunto é pet de pelo longo.

Você também deve ficar atento aos produtos usados na hora do banho. Prefira shampoos e máscaras hidratantes, como os da Animalia Farma, eles têm um alto poder e a dose exata para hidratar e nutrir os pelos, deixando-os mais fortes, sedosos e brilhantes.

A pele dos humanos é muito diferente da pele dos pets. Por isso, a importância do uso de shampoos próprios para o animal, não devendo usar shampoo de uso humano. Na tabela abaixo fizemos uma rápida comparação para você entender melhor: 

 

Com os produtos certos você evita possíveis quedas de pelos, além do pet ficar limpinho e cheirosinho por mais tempo.

3 – É muito importante secar os pelos dos cães de pelo longo

Quando o pet se molha, seja no banho ou até mesmo na hora de brincar na chuva, é muito importante que ele seja seco da maneira correta.

A secagem dos pelos evita dermatites, alergias e até infecções na pele do bichinho, causando coceira, descamação, queda de pelo, falhas localizadas ou generalizadas, vermelhidão na pele e surgimento de feridas com ou sem pus.

É super importante usar um reparador de pelo termoprotetor como o da Animalia Farma, para facilitar a escovação, deixando o pelo sedoso, brilhante e protegido da ação do calor do secador.⠀

Se precisar dar banho em casa, use o secador normal, mas tome muito cuidado para não queimar a pele do pet ou deixá-lo estressado.

4 – Prevenção contra pulgas e carrapatos

Os ectoparasitas fazem um mal danado para cães e gatos, seja de pelos longos ou até mesmo em animais de pelos curtos.

Entretanto, os pelos longos dos cães se tornam um belo de um esconderijo para eles, o que torna mais difícil achar pulgas e carrapatos.

Além de causar muito incômodo para o animal, esses parasitas transmitem doenças graves. As mais comuns em cães são a Anaplasmose, a Erliquiose e a Babesiose.

Por isso, a prevenção deve acontecer regularmente. Ao manter o pet seguro, o tutor previne que o animal seja infestado por esses parasitas. É importante levar em conta o estilo de vida do animal, pois existem tipos de proteção diferentes para pets que saem de casa com mais frequência e para aqueles que ficam dentro de casa.

A melhor maneira de evitar que seu amigo seja infectado por parasitas é utilizando métodos seguros de prevenção, como coleiras e comprimidos antipulgas. O médico-veterinário também deve ser consultado, para garantir o melhor para a saúde de seu pet.

5 – A alimentação também contribui com a pelagem longa dos animais

Você com certeza já ouviu falar que para ter cabelos bonitos precisa de uma alimentação rica em nutrientes e vitaminas, não é mesmo?!

Para os cães não é diferente!

Uma dieta saudável é uma das melhores maneiras de reduzir a queda de pelos em seu cachorro. Além disso, uma alimentação equilibrada com a quantidade adequada de nutrientes e vitaminas, vai deixar os pelos do seu pet hidratados e nutridos.

Pelos fracos, caindo e sem brilho, podem indicar que o pet não está se nutrindo da maneira correta, algo não vai bem com a saúde dele.

Nesses casos, a melhor saída é procurar por um médico veterinário, que irá indicar uma dieta que garanta os nutrientes essenciais para o seu amigo de quatro patas.

Ah, vale lembrar que a hidratação também é super importante para manter a pelagem do pet bem bonita. Por isso, deixe sempre um bebedouro com água fresca e limpa à disposição dele.

Agora que você aprendeu alguns cuidados básicos com cães de pelos longos, ficou muito mais fácil cuidar do seu filho peludo, não é mesmo?!

Não se esqueça que aqui na Animalia Farma nós temos os produtos perfeitos para cuidar da pelagem do seu animalzinho. É só encontrar a unidade mais próxima de você e entrar em contato com a nossa equipe.

Nos vemos no próximo blogpost!

Compartilhar

Veja Também