As abelhas são fundamentais para a saúde do planeta Terra, desempenhando um papel vital na polinização de plantas e na manutenção dos ecossistemas. São responsáveis por polinizar cerca de 75% das culturas agrícolas espalhadas pelo mundo, além de contribuírem para a reprodução de plantas selvagens, fundamentais para a diversidade biológica e a saúde de ecossistemas naturais.
Comemorado no mês de maio, o Dia da Abelha é uma oportunidade para entendermos a importância e os desafios que a espécie tem enfrentado nas últimas décadas. O desaparecimento das abelhas, conhecido como Distúrbio do Colapso das Colônias (DCC), é uma preocupação global que tem sido atribuída a vários fatores, sendo um dos principais, o uso indiscriminado de agrotóxicos na agricultura de grande escala. Essas substâncias, utilizadas para proteger as culturas de pragas e doenças, têm efeitos negativos sobre as abelhas, causando danos à saúde e reduzindo sua capacidade de polinização.
Além dos agrotóxicos, a degradação do habitat natural da espécie, a falta de informações sobre a criação e manejo sustentável de polinizadores nativos, e os efeitos das mudanças climáticas também contribuem para o declínio das populações de abelhas.
Para reverter o quadro, a tomada de ações se faz urgente. É fundamental reduzir o uso de agrotóxicos, especialmente durante os períodos de forrageamento das abelhas e promover a utilização de moléculas menos agressivas aos polinizadores.
Também é essencial que haja uma conscientização sobre a importância das abelhas. A população precisa entender que a preservação desses insetos está diretamente ligada à própria sobrevivência do ser humano, já que eles são responsáveis pela polinização de grande parte das plantas que servem como alimento.
A conservação das abelhas e de outros polinizadores é um desafio complexo, que exige ações coordenadas em várias frentes. Somente com o engajamento de governos, sociedade civil e setor privado será possível garantir um futuro sustentável.
Ref:
ROSA, Joatan Machado da; ARIOLI, Cristiano João; NUNES-SILVA, Patricia; GARCIA, Flávio Roberto Mello. Desaparecimento de abelhas polinizadoras nos sistemas naturais e agrícolas: Existe uma explicação?. Revista de Ciências Agroveterinárias, Lages, v. 18, n. 1, p. 154–162, 2019. DOI: 10.5965/223811711812019154.
Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/agroveterinaria/article/view/10301
Ecoresponse. Abelhas: como elas contribuem para a produção de 75% dos alimentos consumidos, 2023.
Disponível em: https://www.ecoresponse.com.br/blog//noticia-interna/abelhas-como-elas-contribuem-para-a-producao-de-75-dos-alimentos-consumidos-346