Não importa quanto tempo você gasta com seu gatinho, provavelmente não será tão fácil de entendê-lo (a menos, é claro, que você tenha escolhido um gato que age como um cachorro). Seu gato guarda todos os tipos de segredos. Você quer saber o que ele realmente sente por você acariciá-lo? Ou você gostaria de descobrir os verdadeiros motivos por trás de suas vocalizações e linguagens corporais? Ou talvez você apenas queira saber se o seu gato realmente o ama tanto quanto você o ama.
Em seguida, continue lendo para conhecer os segredos mais interessantes que você nunca soube sobre o seu amiguinho.
Seu amiguinho não necessariamente ronrona por estar feliz
A maioria dos donos de gatos assume que, quando um gato ronrona, ele fica feliz. Mas os cientistas aprenderam que essa observação comum nem sempre é verdadeira. Ninguém determinou ao certo por que os gatos ronronam. Eles parecem ronronar quando estão satisfeitos e se sentindo bem. Mas nem sempre é o caso. Alguns gatos também ronronam quando estão com fome, feridos ou com medo.
O ronronar é um mecanismo de defesa e uma maneira dos gatos ficarem calmos quando estressados. Assim como o ronronar do seu gato pode fazer você se sentir mais calmo, também ajuda a acalmá-lo. É por isso que muitos gatos ronronam na mesa do veterinário – mesmo que não estejam felizes. O ronronar é mais do que apenas um método de comunicação não verbal. Os gatos usam seu ronronar para acalmar e controlar a dor. As mães gatas costumam ronronar durante o parto! Mais importante, a gata continuará a ronronar depois que o gatinho nascer. Isso levará o gatinho ao corpo da mãe para ser amamentado. Lembre-se de que os gatinhos nascem surdos e cegos.
Ele te enxerga como um gato gigante e não como um ser humano
De acordo com o antrozoologista Dr. John Bradshaw, autor do fascinante livro Cat Sense, os gatos veem os humanos como gatos gigantes e inúteis, e não como outra espécie, e portanto irão tratá-los como tal. O mais engraçado é que eles querem ajudar a alimentá-lo e dar-lhe banho porque pensam que suas habilidades felinas são um verdadeiro desastre. (Além disso, eles te amam e querem cuidar de você e mostram isso trazendo animais mortos às vezes.)
Eles precisam de espaço para explorar
Os gatos são naturalmente inclinados a escalar e empoleirar-se bem alto para examinar seu território. Por isso é muito importante que seu ambiente tenha passarelas, ou algum tipo de objeto que o ajude a inspecionar seu domínio do alto.
Se você mora em um espaço menor, como um apartamento, ter um espaço vertical para o seu gato escalar e explorar torna-se particularmente importante.
A supervisão
Nós seres humanos temos um campo de visão de 180 graus, enquanto os gatos tem um campo de visão de 200 graus. A supervisão deles abre para eles um mundo selvagem de imagens e padrões que os humanos não podem ver, como listras psicodélicas na vida das plantas e colorações intrincadas nas penas, talvez explicando por que os gatos se fixam tanto em coisas que, para nós, parecem totalmente sem sentido.