< Voltar

Comportamentos inadequados dos pets podem ter causas variadas

Bagunça, agitação e objetos destruídos. Se você relacionou essas três palavras com comportamentos do seu pet, ele deve ser um bicho bastante inquieto. Comuns em animais mais novos, essas atitudes normalmente se amenizam com o tempo, mas podem se tornar um grande problema se não forem controladas.

Pensando nisso, montamos um guia especial sobre os causadores dessas condutas, conhecidos como gatilhos entre médicos veterinários e zootecnistas. Também listamos dicas úteis para que isso seja evitado e o seu pet se torne um companheirão comportado! Fique por dentro e confira.

Ansiedade e tédio

Animais com ansiedade e tédio costumam ter um forte apego aos tutores, principalmente após períodos de distanciamento. Alguns, inclusive, costumam latir como forma de extravasar o sentimento, o que pode se tornar um incomodo. Para auxiliar nesse caso, é necessário usar técnicas que consistem em desassociar as ações que levam aos problemas. Esse assunto, inclusive já foi abordado em um post exclusivo (Separação pode causar ansiedade nos pets) aqui mesmo no blog. Ensinar certos comandos básicos também ajuda.

Medos e fobias

Muitos pets costumam ter medo de tempestade e ruídos altos e podem, eventualmente, tentar fugir do local onde estão, destruir objetos ou fazer escavações. Para contornar a questão, crie distrações para controlar essa fobia. Brinquedos sonoros, sessões de adestramento, adaptação a sons caseiros e a companhia do tutor são as melhores alternativas para isso.

Excesso de atenção

Sem perceber, alguns tutores acabam dando uma atenção excessiva ao bicho, o que acaba o acostumando mal. Para manter esse foco constante, o animal irá se comportar de maneira “destruidora” e pode até fazer necessidades em locais inapropriados. Nesse caso, a alternativa é dosar os momentos mais próximos e investir em atividades cotidianas, como passeios, adestramento e um circuito de obstáculos.

Problemas médicos

Irritações gastrointestinais, dores de dente ou gengiva inflamada podem levar os pets a mastigarem objetos, pois eles acham que isso ameniza o problema. Outros ficam agressivos. Então, fique atento a comportamentos anormais e investigue a situação, além de consultar o seu médico veterinário para resolver a situação da melhor maneira possível. Se o comportamento persistir, invista em treinamento adequado e socialização.

Má alimentação

Pode parecer uma orientação boba, mas muitos animais comem objetos por fome. Caso o bicho não seja alimentado adequadamente, ele utilizará o seu faro e o senso de caçador para procurar comida pela casa e mastigará itens aleatórios do ambiente. Mantenha a atenção sobre isso e verifique se a alimentação do pet está dentro da normalidade. Uma simples mudança de ração pode resolver o mau comportamento.

Hiperatividade

A agitação excessiva do animal, com pulos, latidos e excesso de força, pode não ter causa aparente, sendo, simplesmente, característica da idade, raça ou personalidade do bicho. Para controlar isso, o adestramento é uma boa solução. Em casos mais extremos, o uso de florais é indicado, pois alguns extratos naturais das plantas ajudam a controlar esse comportamento. A Animalia Farma possui uma linha completa de florais e os disponibiliza em todas as suas unidades.

Compartilhar

Veja Também