< Voltar

Como tratar a lágrima ácida em cães?

Geralmente, a lágrima ácida é fácil de identificar. É aquela famosa manchinha amarronzada na região dos olhos.

Algumas raças têm maior predisposição ao aparecimento das manchas amarronzadas provocadas pela lágrima ácida estão Poodle, Maltês, Bulldog Inglês, Lhasa Apso, Shih Tzu, Pequinês e outros.

Enquanto alguns tutores não resistem a qualquer produto que promete acabar com elas, outros acreditam que é apenas um problema estético, que não merece muita atenção.

Hoje você vai conhecer as causas e o tratamento ideal para acabar com elas. Vamos lá?

 

O que é a lágrima ácida?

 

Como falamos acima, a lágrima ácida ou cromodacriorreia, são aquelas manchas escurecidas e úmidas abaixo dos olhos dos cães.

Ela é causada pelo excesso de secreção lacrimal, que é responsável por lubrificar os olhos. Quando esse excesso não é absorvido corretamente, ele vaza e causa manchas amarronzadas abaixo dos olhos.

Diferente do que muitos pensam, a lágrima não é realmente ácida. O pH é neutro e próprio para sua localização ocular, mas um dos componentes, quando concentrados em excesso, ocasiona a diferenciação da coloração da pelagem, provocando o tom amarronzado no canto dos olhos.

O que contribui para o escurecimento da região, formando a mancha no olho do cachorro, é uma substância chamada lactoferrina, da família do ferro, juntamente com as bactérias do pelo. Essa mesma substância está presente na saliva do animal, por isso alguns possuem as pontas das patas escurecidas por se lamberem.

 

Por que saem lágrimas dos olhos dos cachorros?

 

Existem alguns fatores que contribuem para o excesso de lágrimas em cães. 

No caso de cães que possuem focinho achatado e o globo ocular saltado, as pálpebras não são bem posicionadas por conta dos olhos esbugalhados, ocorre uma redução do ducto lacrimal e a lágrima produzida no canal lacrimal não é drenada. 

De acordo com alguns veterinários, uma alimentação inadequada, com excesso de petiscos, alimentos com muitos conservantes, corantes, açúcar e condimentos, também é um fator que pode favorecer o surgimento da lágrima ácida à medida em que tem ação pró-inflamatória no organismo.

Outro caso que podemos mencionar, é quando a pálpebra nasce um pouco virada para dentro dos olhos. Quando isso acontece, o globo ocular acaba ficando irritado, causando as lágrimas em excesso.

 

A lágrima ácida tem tratamento?

 

Ao observar os primeiros sinais das manchas no olho do cachorro, é importante procurar um veterinário. Mesmo sendo um problema comum, somente um médico especializado poderá indicar o tratamento mais adequado.

O tratamento indicado pelo veterinário irá depender da causa que contribuiu para o aparecimento da mancha, o que é analisado durante a consulta através da realização de um exame clínico e de testes específicos

Em casos mais graves, pode até ser necessário a desobstrução dos ductos e correções cirúrgicas de alterações palpebrais.

Em casos moderados, alguns cuidados básicos em casa podem ajudar a resolver o problema. Como a área da mancha no olho fica sempre úmida, pode acontecer a proliferação de fungos e bactérias e, consequentemente, diversas infecções. Portanto, é importante manter a região sempre seca.

Seja qual for o tratamento indicado, a Animalia Farma possui produtos eficientes para combater o excesso de lágrimas e para amenizar a coloração de ferrugem que incomoda muitos tutores. Procure seu veterinário de confiança e leve a receita a uma unidade mais próxima. Conheça todas as opções.

Continue acompanhando o nosso Blog, nos siga no Instagram e curta nossa página no Facebook para mais conteúdos como este.

Compartilhar

Veja Também