O verão ainda não começou oficialmente, mas o calor e as altas temperaturas já deram às caras, mostrando que a estação pode ser muito quente entre o final de 2020 e inicio de 2021. E como os pets também sofrem com isso, montamos um guia com dicas especiais para que eles também se refresquem diante da alta nos termômetros. Leia atentamente as orientações e deixe o seu amigão tranquilo durante o período.
Tosa
A pelagem é uma proteção natural e regula a temperatura corporal dos animais, principalmente dos que têm subpelos. No entanto, no calor, algumas raças podem ter hipertermia, sendo que a única maneira de refrigeração é a respiração. O ideal, então, é aparar os pelos mais grossos, com cuidado para não deixar o pet “pelado”, já que isso pode causar o efeito contrário.
Acesso à hidratação
Assim como nós, os pets também precisam beber muita água no calor. Então, sempre deixe à disposição o líquido fresco em um recipiente grande. Efetue ainda trocas constantes e espalhe outros potes pela casa para facilitar o acesso.
Frutas congeladas
Para os que gostam de frutas, a indicação é congelá-las e servir em pedaços pequenos. A opção se torna um “sorvete natural” e é utilizada por diversos centros de acolhimento e resgate animal. Além disso, auxilia no equilíbrio da dieta.
Brincadeiras “molhadas”
Alguns pets adoram brincar na água e fazem aquela farra. Por isso, nos dias mais quentes, fazer alguma atividade “molhada” vai deixá-lo bem feliz. A descontração pode ser com mangueiras (sem esguicho) ou mesmo com pequenas piscinas de plásticos. Se quiser, aproveite a ocasião para dar aquele banho gostoso e economize água.
Secagem
Depois do item acima, deixar o bicho secar naturalmente ajuda a refrescá-lo. Isso não faz mal, porém, o uso do secador é mais indicado após as 17 horas, quando as temperaturas costumam estar mais baixas – e o sol também.
Proteção nunca é demais
Com o calor, utilize protetor solar que ajudam na proteção do pet. Fique atento também ao ressecamento de partes moles, como focinhos, coxins e cotovelos. Entre em contato com a Animalia Farma e conheça as opções que auxiliam nesses cuidados.
Para mais dicas sobre o verão, acesse esse outro artigo do nosso blog (já está com hiperlink). Anote tudo e seja um tutor consciente.