Câncer de pele em cachorros pode parecer preocupante, mas é importante lembrar que essa enfermidade tem cura.
Portanto, é importante se informar dos principais cuidados que devem ser tomados com o seu peludinho, a fim de prevenir o câncer de pele.
Conhecido como Neoplasia, essa doença apresenta um crescimento anormal das células atingidas, e assim ocorre uma multiplicação descontrolada das células. No entanto, pode ficar tranquilo, pois quanto mais cedo for o diagnóstico, maior a chance de cura. Diante disso, é muito importante visitar sempre um médico.
Existem alguns tipos de câncer de pele, porém cada um possui a sua particularidade e com um tratamento mais específico. A célula atingida influencia em como a doença vai evoluir no corpo do animal.
Os cânceres de pele mais comuns em cachorro são:
➡️ Melanoma;
➡️ Mastocitoma;
➡️ Lipoma;
➡️ Adenoma Perianal;
➡️ Tricoblastoma;
➡️ Histocitoma;
➡️ Carcinoma de células escamosas.
Quais as causas do câncer de pele?
Assim como os humanos, o câncer de pele é causado pela alta exposição ao sol, porém nos caninos na maioria das vezes é um problema genético. A pele de cachorros e gatos possui uma alta regeneração, se renovando com frequência, isso auxilia na predisposição do surgimento de células anormais, o que causa o tumor.
A exposição ao sol também é um perigo para os pets, principalmente em dias ensolarados. Animais de pele e pelagem claras são os que mais propícios a desenvolver o problema. Dentre as raças mais suscetíveis à doença, podemos listar:
➡️ Dálmata;
➡️ Collie;
➡️ Pit Bull;
➡️ Schnauzer;
➡️ Beagle;
➡️ Bull Terrier;
➡️ Basset Hound.
Principais sintomas:
Sabemos como proteger nosso amigo de quatro patas é importante, por isso precisamos estar sempre atentos a qualquer sinal diferente, tanto no comportamento quanto na pele. E assim como qualquer outra doença, o câncer de pele fica ainda mais fácil de tratar quando diagnosticado mais cedo.
Os principais sintomas do câncer de pele em cachorros são:
➡️ Vermelhidão na pele (eritema);
➡️ Alopecia (queda dos pelos);
➡️ Nódulos;
➡️ Feridas que demoram para cicatrizar;
➡️ Alterações no aspecto da pele;
➡️ Sangramentos;
➡️ ️ Mudança na cor dos pelos.
Diagnóstico e tratamento do câncer de pele
O diagnóstico possui diferentes etapas, tudo depende do estado que o tumor se encontra. O primeiro passo é entender a origem do problema. Provavelmente o médico veterinário vai pedir um exame clínico para entender melhor, além de várias outras informações, como por exemplo, raça do pet, idade, sinais visíveis da doença e o histórico.
O segundo passo é fazer uma biópsia e um exame histopatológico, o que é basicamente uma análise para classificar o tumor e as células.
O tratamento para o câncer de pele, na maioria das vezes, é a remoção cirúrgica, mas pode acontecer do médico aconselhar fazer terapia medicamentosa, como a quimioterapia ou radioterapia.
Maneiras de prevenção ao Câncer de pele em Cachorros:
1️⃣ Evite passear com seu pet entre às 10 hr e 16 hr;
2️⃣ Utilize protetor solar no pet;
3️⃣ Deixe seu peludinho em áreas com sombras nos ambientes externos da casa;
4️⃣ Visitas regulares ao médico veterinário.
São maneiras simples de proteger nosso pet de uma maneira eficiente e segura!