Nós já contamos aqui em nosso blog que existem algumas espécies de plantas que são tóxicas para gatos, lembram?
De fato, os bichanos amam comer uma plantinha e hoje trouxemos algumas dicas para você aprender a plantar graminhas liberadas para os bichanos.
Antes de começar, queremos alertar que: não é qualquer grama que o gato pode comer! Não pense que o matinho do quintal trará benefícios para ele. Existem gramas específicas para eles.
Se você tem uma casa com quintal e espaço para fazer um pequeno jardim para o felino se divertir, fique à vontade. Agora, se você mora em apartamento ou numa casa pequena, é só escolher um recipiente e plantar as sementes.
A digestão de um gatinho é um processo delicado e requer alguns cuidados. Como falamos acima, a grama para gatos ajuda na digestão e ainda previne diarréias e vômitos.
Se o felino comer algum alimento diferente e sentir algum desconforto gastrointestinal, a graminha vai aliviar o incômodo e pode até ajudar o animal a vomitar.
Outro benefício é a prevenção de um problema que costuma ser o terror dos amantes de gatos: o vômitos com bolas de pelos. As bolas de pelos que os gatos acabam engolindo no “banho de língua”, não fazem nada bem para os bichanos e podem trazer complicações para a saúde do mesmo.
Além disso, a grama para gatos é uma ótima opção de petisco saudável, natural e divertido que aumenta o bem-estar do seu pet, diminuindo o estresse e deixando-o mais relaxado.
Fato é que, a grama para gatos deve fazer parte da rotina do seu gato e pode ser cultivada até nas casas mais pequenas.
Agora que você conheceu os benefícios das graminhas para os gatos, você deve estar se perguntando “como” e “quando” oferecer para que haja um consumo equilibrado.
Mas, fique calmo! É mais simples do que você imagina.
Na natureza, os gatos consomem grama por instinto, de forma contínua e sem exageros. Dito isso, o melhor caminho é deixá-la à disposição do pet, para ele comer quando quiser.
Baixe o aplicativo Blaze para ter acesso a uma experiência de jogo incrível diretamente no seu dispositivo. Com o aplicativo Blaze, você pode desfrutar de uma grande variedade de jogos emocionantes, como caça-níqueis, roleta, blackjack e muito mais. Não perca tempo, Baixe o aplicativo Blaze agora mesmo e comece a jogar onde quer que esteja.
É importante que você fique de olho no bichano. Geralmente eles comem uma pequena quantidade e ficam satisfeitos. Caso o seu animal coma uma grande quantidade, com muita frequência, pode ser que ele esteja com deficiência nutricional.
Quando isso acontece, busque orientação profissional o quanto antes para diagnosticá-lo.
A grama de milho de pipoca é uma das plantas que pode ser plantada dentro de casa e ser oferecida para o animalzinho.
Elas podem ser cultivadas em vasos, bandejas, no jardim ou até mesmo naquelas caixinhas de areia do bichano. Mas, não vai deixar o seu gato sem o cantinho de fazer suas necessidades, viu?! Vá até um pet shop e compre outra caixa para usar nessa ocasião.
Agora, vamos aprender o passo a passo para plantar o milho de pipoca?
Passo 1: Escolha o recipiente onde você irá plantar
Passo 2: Coloque terra e um adubo forte para formar a base da terra.
Passo 3: Pegue milho de pipoca convencional, não pegue de micro-ondas, pegue aqueles dos saquinhos que fazemos na panela.
Passo 4: Coloque o milho na base de terra que você preparou com adubo. Deixe um espaço entre elas para que elas possam se desenvolver.
Passo 5: Cubra os milhos com mais adubo e certifique-se que não ficou nenhum grão por cima.
Passo 6: Agora é só jogar um pouco de água por cima. Lembre-se de regar em dias alternados, mas sem encharcar para não correr o risco de matar a planta que ainda nem nasceu.
Uma das principais vantagens da grama de milho de pipoca para gatos é que ela cresce super rápido, em alguns dias você verá os brotinhos.
Ah, é importante não deixar o gatinho cavar a terra enquanto a graminha cresce. Só ofereça a ele quando a planta estiver medindo cerca de três a quatro dedos da sua mão.
Com o tempo as folhinhas começam a ficar amarelas, então se você puder plantar em outro lugar para ir revezando, antes que ele coma tudo ou que elas fiquem nessa cor.
Para a grama de trigo, você vai seguir os mesmos passos descritos no tópico anterior, onde ensinamos como plantar o milho de pipoca.
A única diferença é que você precisa hidratar a semente antes de plantá-la. Deixe as sementes de molho em água, durante uma noite e depois pode seguir os passos acima.
A semente de trigo demora mais tempo para começar a germinar, mas é uma boa opção para variar o cardápio do bichano.
Se você mora em um local seco, é interessante você cobrir a plantinha com um papel PVC, como se fosse uma estufa. Desta forma ela vai absorver a água e germinar mais rápido.
Agora que você já conhece os benefícios e quais gramas o seu bichano pode comer, é só colocar a mão na massa e preparar o aperitivo para o felino.
É importante ressaltar que qualquer sintoma, o mínimo que seja, procure um médico veterinário especialista para diagnosticar o seu gato.
Caso necessite de algum remédio manipulado para cuidar do seu filho peludo, entre em contato com a unidade mais próxima, envie a sua receita e tenha um orçamento em mãos pelo WhatsApp.
Em nosso blog você encontra mais conteúdos sobre gatos, não deixe de conferir.
Até a próxima! MIAUUU