A avaliação pré-anestésica do paciente é necessária para que o procedimento cirúrgico seja bem-sucedido e reduza a mortalidade e a morbidade pós-operatória.
A rotina diária de uma clínica veterinária inclui cada vez mais operações.
No entanto, para que um procedimento cirúrgico seja bem sucedido, o paciente deve ser submetido a uma avaliação pré-anestésica, que visa reduzir a mortalidade do paciente e a morbidade pós-cirúrgica.
Principais elementos da avaliação pré-anestésica
Para reduzir a mortalidade e morbidade decorrentes da cirurgia, é necessário:
Independente do estado de saúde do animal, tenha sempre em mente que qualquer procedimento anestésico traz riscos para o paciente.
Outros objetivos da avaliação pré-anestésica:
Outro fator importante na avaliação pré-anestésica é a obtenção da autorização para realização de procedimentos anestésicos, que deve ser feito em conjunto com o proprietário do animal.
Recomenda-se que o modelo de autorização para procedimentos anestésicos inclua o maior número de detalhes possível para garantir a individualidade do paciente e sua identificação clara.
Ao assinar o formulário de autorização, o proprietário do animal reconhece os riscos do procedimento anestésico e exime o veterinário da responsabilidade por esses riscos.
Em conversa com o proprietário, o veterinário deve explicar os riscos da anestesia e a estimulação cirúrgica sugerida.
Questões importantes na avaliação que devem ser respondidas com o auxílio do proprietário:
Como abordar o paciente?
Veja os passos necessários para abordar o paciente e fazer uma avaliação pré-anestésica: