< Voltar

Interação felina: aprenda a brincar e estimular os gatos

Os gatos têm personalidades peculiares e, por isso, já até viraram memes de internet. Mas quem é fã dos bichanos sabe que o tão falado “mau humor” felino é só impressão e eles adoram uma bagunça também. E para tornar o gatíneo ainda mais sociável, algumas atividades e itens estimulam a interação e animam qualquer ambiente. Saiba como fazer isso com esse guia que montamos especialmente para os gatos.

Carinho – Os felinos costumam se aproximar dos tutores espontaneamente e, no início de uma relação, é importante deixá-los farejar para que fiquem tranquilos. Não apresse nada e aguarde esse contato para fazer carinhos, principalmente na cabeça, queixo, atrás das orelhas e costas.

Arranhadores – O equipamento ajuda a distrair os gatos, evita estresses e gasta as unhas. Existem diversos modelos, dos mais simples ao mais elaborados, e o tutor pode escolher o que melhor se adequa ao espaço e à personalidade do bicho.

Túneis – Gatos amam se esconder e entrar em lugares apertados. Então, é provável que túneis ou simples caixas se tornem o objeto favorito do bichano. Dá para montar um artesanalmente em casa ou investir em produtos já prontos, em diversos tamanhos e formatos.

Varinha – Um dos brinquedos mais recomendados para aliviar o estresse dos gatos, e simular uma caça, é a varinha. Vale ressaltar que eles devem pegar a “presa” com as patas ou a boca, dando a sensação de sucesso e evitando frustações.

Bolinhas – As tradicionais bolinhas com guizo caem no gosto dos bichanos muitas vezes, mas outras são totalmente ignoradas. No entanto, para os gatos que gostam de barulhos, o brinquedo é acessível e pode ser muito divertido, movimentando o animal sempre.

Aplicativos – Sim, a tecnologia pode ser uma aliada dos gatos atualmente. Em tablets e smartphones no modelo “note”, com telas grandes, os felinos podem aproveitar e interagir com aplicativos desenvolvidos especialmente para eles. A maioria estimula o toque na tela, o que e desenvolve a agilidade e o extinto de caça.

Evite – Novelos de lã, sacos plásticos e objetos com peças pequenas que podem se soltar devem ser evitados, pois os animais podem ingerir partes dos itens. Caso haja problemas do tipo, leve o bicho ao veterinário e, posteriormente, procure a Animalia Farma para auxilio na medicação.

Compartilhar

Veja Também