< Voltar

Oito alimentos contra indicados para gatos

Curiosos, os gatos são carnívoros por natureza, mas tendem a experimentar diversos outros alimentos ao longo da vida. No entanto, alguns são totalmente contra indicados para os felinos. E como nem todos os tutores conhecem os itens prejudiciais, montamos uma lista com os principais inimigos alimentícios dos gatíneos. Salve o link e anote as informações desse texto para manter uma dieta balanceada para o seu peludinho! 

Alho, cebola e temperos

Para abrir a lista, temos os principais temperos utilizados na cozinha. O alho e a cebola, por exemplo, atacam as hemácias (células vermelhas do sangue) dos bichanos, o que pode causar anemia. Além disso, outros condimentos também fazem mal para o estômago dos bichos, resultando em gastrite e inflamações.

Chocolate e demais doces

Assim como os cachorros, os felinos não podem comer chocolate por causa da teobromina, substância presente no cacau e que é tóxica para diversos animais. Ao ser ingerida, mesmo que em pequenas quantidades, ela causa vômitos, problemas cardíacos, convulsões e até sequelas mais graves. Doces também fazem mal pelo excesso de açúcar.

Uva

Apesar de ser uma fruta, a uva está fora da dieta dos gatos, inclusive a passa. Sua composição leva a uma série de desordens orgânicas, atacando os rins, principalmente. Em quadros sérios, há falhas irreversíveis do órgão do bicho com alto risco de vida. Melhor evitar!

Leite e derivados

Bastante associado aos gatos, o leite faz mal para os felinos, incluindo os derivados (queijos, iogurtes, entre outros), pois os indivíduos adultos são intolerantes à lactose. Quando ingerido em grande quantidade, o leite pode causar diarreia, vômitos e dores de barriga. 

Ovo cru

O ovo cru não é muito atraente, mas alguns animais costumam lamber a casca e os resíduos do alimento por curiosidade. Isso, porém, diminui a capacidade dos felinos de absorverem vitamina B, prejudicando o organismo e causando infecções. O motivo? Substâncias e bactérias presentes na casca do ovo. 

Café

O café, assim como qualquer bebida que contenha cafeína, causa hiperatividade, aumento da frequência e até mesmo convulsões. Então, coloque o produto na lista de alimentos contra indicados para gatos e também para outros pets. 

Álcool

Para os humanos, o excesso de álcool desencadeia problemas no fígado e até mesmo danos cerebrais. Para os bichanos isso não poderia ser diferente, só que em uma escala bem menor de dosagem. Ou seja, evitem qualquer acesso do animal ao produto. 

Atum, sardinha e peixes enlatados

Gatos são fãs de pescados, mas os enlatados como atum, sardinha e outros tipos são proibidos para os felinos. Com alta concentração de sódio, temperos e até de mercúrio (que é tóxico), esses produtos desregulam o organismo dos animais e prejudica algumas funções básicas em longo prazo.

Alimentação balanceada

Para manter uma dieta balanceada para o seu gato, consulte um especialista do segmento e também acesse nosso texto especial sobre o tema (https://www.animaliafarma.com.br/posts/modelos-alimenticios-conheca/).

Compartilhar

Veja Também