Você sabia que os cães têm 40 vezes mais receptores de cheiro do que os seres humanos? Isso permite que eles distingam cheiros até 100.000 vezes melhor do que nós. Graças a sua ótima memória olfativa, a aromaterapia é recomendável para uso com cães.
O que é aromaterapia?
Também conhecida como terapia com óleos essenciais, a aromaterapia é o uso qualificado e controlado de óleos essenciais para restaurar ou manter a saúde e o bem-estar. Os óleos essenciais são líquidos aromáticos voláteis na casca, flores, folhas, caules, raízes, madeira, casca ou resinas de plantas aromáticas, obtidos por destilação, prensagem e extração de CO2 ou solventes. Os óleos perfumados são produzidos sinteticamente e não são terapêuticos.
Como funciona a aromaterapia?
A fragrância é chamada de “memorial” porque o bulbo olfativo está conectado ao sistema límbico, o local da emoção, memória e aprendizado. As moléculas de fragrância entram na corrente sanguínea através dos pulmões (inalação) ou da pele (aplicação tópica). Além da conexão com a memória, há uma resposta fisiológica – a lavanda tem um efeito calmante químico e afeta o sistema nervoso central.
A aromaterapia é segura para cães?
A segurança começa com a diluição. Os óleos essenciais puros possuem uma alta concentração, por exemplo; 200 kg de flores de lavanda são necessários para produzir 1 kg de óleo essencial de lavanda.
Os remédios de óleos essenciais diluídos impedem de sobrecarregar o olfato do seu cão, irritar a pele, membranas mucosas ou causar sensibilização. A diluição também impossibilita a colheita excessiva de preciosos recursos vegetais.
Quando a aromaterapia é utilizada com consciência, pode ser uma ótima solução natural e simples para auxiliar a criar um ambiente calmo, aliviar a coceira ou a pele irritada, acalmar distúrbios digestivos, repelir insetos e curar infecções.
Quais são os benefícios dos óleos essenciais?
Os benefícios da aromaterapia em animais vêm sendo estudados e na maioria das vezes, a indicação na área veterinária é realizada quando se quer alterar algum quadro comportamental.
Isso envolve desde a ansiedade, provocada, por exemplo, por uma mudança de casa, até agressividade ou excesso de latidos.
A indicação do uso dos óleos essenciais também pode ser realizada para o tratamento auxiliar de problemas físicos e não somente comportamentais. Isto porque eles trabalham em níveis emocionais, cognitivos e fisiológicos.
Eles também podem ajudar no combate à pulgas e parasitas, embelezar os pelos, tratar feridas, entre muitas outras funções.
Quais óleos essenciais podem acalmar os cães?
Embora existam muitos óleos essenciais calmantes, estes são apenas alguns:
Um cão feliz e saudável traz paz de espírito aos pais do animal de estimação. Um benefício adicional é que os remédios que você está usando com seu cão podem ter o mesmo efeito em você!